Saúde

Em pouco mais de um mês, UPAs de Paripe e Pirajá atendem mais de 6 mil pacientes

Publicado em 04/08/2016, às 23h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde registrou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Paripe e Pirajá já realizaram 6.683 atendimentos desde que começaram a funcionar em junho até o dia 1º de agosto.

A maior dos registros é de adultos na área clínica. Em Paripe foram 2.590 registrados e em Pirajá, 1.888. Na pediatria, foram mais 1.082 na primeira e outros 514 na segunda.
As UPAs têm serviço de ortopedia, enfermagem, nutrição, farmácia e apoio diagnóstico. Cada uma conta com 25 leitos para estabilização do paciente.

Ambas têm seis consultórios médicos, um odontológico, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco adulto e pediátrico, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica.

Segundo a SMS, em junho, a UPA do Vale dos Barris foi a que mais realizou procedimentos, mais de 8,3 mil nas áreas de clínico geral, pediatria e ortopedia. Em está a unidade de San Martin, com cerca de 7,9 mil atendimentos no mesmo mês; Parque São Cristóvão, com 6,2 mil; Adroaldo Albergaria (Periperi), com 5,7 mil; Hélio Machado (Itapuã), com 5,2 mil; Valéria, com 4,3 mil; e Brotas, com 3,7 mil atendimentos. Hoje o município dispõe de 216 leitos de urgência e emergência, sendo trinta destinados à UTI.

Hospital Municipal – Está em construção o Hospital Municipal, primeiro equipamento do tipo na cidade, que funcionará 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, fortalecendo a rede. A futura unidade de saúde estará integrada as nove UPAs da capital e servirá como retaguarda para os pacientes que ingressarem na rede de urgência e emergência. Embora as UPAs realizem esse primeiro atendimento, será no hospital que os pacientes completarão o tratamento, incluindo internamento, quando for necessário. A estimativa é que sejam atendidos até 60 mil pacientes por mês. A área de urgência e emergência poderá receber até 500 pacientes por dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp