Saúde

Secretário da Saúde culpa municípios por gargalo na regulação estadual

Publicado em 21/09/2016, às 20h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, diz que o trabalho de solucionar os problemas na regulação de pacientes tem evoluído desde a sua chegada ao posto em 2015. No entanto, o titular da Sesab aponta que a atenção básica, atribuição dos municípios, é ainda o principal gargalo na busca por melhoria no setor.

"O diagnóstico da regulação no estado envolve vários aspectos. Se você não tem uma atenção básica, o paciente acaba indo para o hospital com um pé diabético, infarte, AVC porque a pressão não foi controlada, o açúcar não foi controlado, o colesterol não foi controlado. Aí, você tem uma quantidade imensa de pessoas nas UPAs por questões básicas que não foram resolvidas nos postos de saúde, que são obrigação dos municípios. Aí, pressionam a regulação para buscar vaga para internar", contextualizou o secretário em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Metrópole FM, na manhã desta quarta-feira (21).

Segundo Vilas Boas, a capital baiana tem uma das menores coberturas da rede de atenção básica da saúde. "Salvador tem uma cobertura do programa saúde da família inferior a 30%. Se pegarmos um município no interior com menos de 20 mil habitantes, a maioria deles já trabalha com 100% de cobertura", apontou.

Matérias relacionadas:

Novo secretário de Saúde fala sobre como pretende resolver o pepino da regulação
"Nossa regulação é pré-histórica", atesta secretário de Saúde. Assista

Publicada originalmente às 10h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp