Saúde

Alegando repasses insuficientes, H2J não renova contrato com SMS

Publicado em 10/02/2017, às 09h26   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

O Monte Tabor - Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, que administra o São Rafael Hospital 2 de Julho (H2J), localizado no bairro de São Marcos, em Salvador, decidiu não renovar o contrato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O Bocão News teve acesso a um documento no qual a direção alega que "a decisão se deu em função da impossibilidade de manutenção do contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS), cujos valores repassados são insuficientes para cobrir os custos operacionais da unidade". O contrato será encerrado no próximo dia 27.
Mas segundo informações obtidas pelo site, com o rompimento, a estimativa é que sejam fechados 70 leitos por causa de uma dívida milionária da SMS. Os leitos são voltados ao atendimento dos usuários do SUS, nas especialidades de Clínica Médica e Cirúrgica, de média complexidade, com uma média mensal de 1.400 diárias de internações hospitalares e 140 cirurgias.
À reportagem, a assessoria da SMS informou que foi uma decisão unilateral do Hospital São Rafael. A Secretaria Municipal ressaltou ainda que apesar de não ter nenhuma pendência com a Instituição e de honrar todo o pagamento previsto em contrato, eles não quiseram mais continuar o contrato. A assessoria acrescenta também que está sendo aberto “habilitação para um novo serviço interessado em se instalar na região”.
Procurado pelo site, a assessoria do Hospital São Rafael confirmou a veracidade do documento e acrescentou que não iria detalhar o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp