Saúde

Médico recebe condecoração no Palácio do Planalto por trabalho no Vale do Capão: Foi surpreendente

Reprodução
Aureo Augusto estimula o consumo de hortaliças e plantas medicinais no combate a doenças   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 17/10/2017, às 18h05   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

O médico Aureo Augusto Caribé de Azevedo, que trabalha na Unidade de Saúde da Família de Caeté-Açu, no povoado do Vale do Capão, zona rural de Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi homenageado nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, ao receber a medalha da Ordem do Mérito Médico, na classe Comendador.

Ao BNews, o médico comentou que foi surpreendido com a escolha e acrescentou que a condecoração também é um prêmio para toda a equipe do posto de saúde onde desenvolve seu trabalho. “Eu moro em um povoado pequeno, de uma zona rural de um município pequeno. Para mim foi surpreendente e agradável. Eu me senti muito bem porque eu sou uma pessoa dedicada ao meu trabalho e ter um reconhecimento é muito positivo”. 

Aureo Augusto foi um dos 12 médicos reconhecidos pelo trabalho desenvolvido. A ordem é concedida a profissionais que prestaram serviços notáveis ao país na área médica. O evento ocorre na véspera do Dia do Médico, que é celebrado no dia 18 de Outubro.

Apesar da alegria pelo reconhecimento, o médico afirmou que a política nacional passa por um momento muito estranho.  “Eu estou vendo uma quantidade enorme de equívocos, mas é uma coisa que não é de agora, que vem acontecendo em nosso país e no próprio mundo. Estamos mais preocupados com economia do que com as pessoas e isso tem sido causa de muitos problemas”.

O médico afirmou que existe uma preocupação em emprestar dinheiro para grandes empresas pagarem dívidas, mas os recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS) são reduzidos. Ele explicou que o equívoco é generalizado e que esse governo também peca nesse aspecto.

“O SUS é essencial, uma coisa muito importante, é uma possibilidade de democracia, porque o SUS leva a saúde para todos os brasileiros. São pessoas que trabalham e ganham pouco, como os agricultores que são meus vizinhos, ganham muito pouco e eles que sustentam o país. É preciso que eles recebam algo em troca da sociedade que eles sustentam. Poderia pensar na frase de Rui Barbosa que "a democracia é tratar desigualmente aos desiguais na medida em que eles se desigualam”. Se uma pessoa trabalha muito e não tem recurso para pagar seu tratamento, é natural que o governo ajude, que se pague o tratamento. Isso não é esmola é um reconhecimento pelo trabalho dessas pessoas”, concluiu.

Trabalho

Formado na Faculdade de Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Aureo Augusto atua como médico da Unidade de Saúde da Família no povoado de Vale do Capão. O médico tem experiência com a medicina alternativa denominada Neohipocratismo ou Naturopatia e há 33 anos observa a alimentação dos pacientes. Ele atua no processo de reeducação, estimulando o consumo de hortaliças e plantas medicinais no combate a doenças. 

Na horta construída no quintal do posto de saúde, é possível encontrar plantas como a mil-folhas, que possui propriedade anti-inflamatória e malmequer, cujo chá serve para a higienização de ferimentos, além do guaco, utilizado para estimular a expectoração.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp