Saúde

Sesab abre licitação para contratar cirurgiões pediátricos e lamenta decisão de empresa em não participar de certame

Juarez Matias/ArquivoBNews
“A não participação dessa empresa  no certame deixa as crianças da Bahia sem cirurgiões", disse a pasta em nota  |   Bnews - Divulgação Juarez Matias/ArquivoBNews

Publicado em 01/12/2017, às 11h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na última terça-feira (28), foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital para a contratação do serviço de cirurgias pediátrica e neonatal. De acordo com a Secretaria de Saúde, o certame veda a contratação de empresas que possuam profissionais com vínculo empregatício com o Estado, bem como sejam sócios, dirigentes ou responsáveis.

Em nota, a Sesab também lamentou “a posição adotada pela empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples, que congrega quase a totalidade dos cirurgiões dessa especialidade na Bahia, de recusarem-se a participar do processo licitatório para aperfeiçoar a relação contratual entre os médicos e a Sesab”. Ainda no texto, o órgão diz:

“A não participação dessa empresa  no certame deixa as crianças da Bahia sem cirurgiões. Cabe ressaltar que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vem honrando seus compromissos e fazendo pagamentos regulares e sucessivos a todos os prestadores de serviços, mesmo aqueles em caráter indenizatório.

Entendemos que a decisão unilateral da empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples não contribui para a evolução do aperfeiçoamento do modelo de relações contratuais na saúde pública do estado. Temos esperança que os cirurgiões pediátricos, profissionais sensíveis e dedicados, revejam sua posição e não prejudiquem a população, em especial, os bebês recém-nascidos e suas famílias, que serão as principais vítimas da posição da sua empresa majoritária.

A despeito dos esforços desta Secretaria na formalização de novo contrato em tempo hábil, em razão dos prazos instituídos pela legislação pertinente, os trâmites necessários ao recebimento das propostas, seleção da empresa e celebração do instrumento contratual deverá perdurar por aproximadamente mais 30 dias, tempo durante o qual a Sesab solicita que o Núcleo mantenha em sua integralidade os serviços de cirurgia pediátrica”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp