Saúde

Caminhada na Orla de Salvador incentiva a amamentação

Paulo Macedo/Divulgação
Evento foi marcado por café solidário no Jardim de Alah neste sábado (4)  |   Bnews - Divulgação Paulo Macedo/Divulgação

Publicado em 05/08/2018, às 14h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma caminhada realizada na orla de Salvador, na manhã deste sábado (4), chamou a atenção para a importância da amamentação como base para a saúde e desenvolvimento das crianças. A mobilização, que a integra a programação 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM – 1ª a 7 de agosto) e da 2ª edição do Agosto Dourado, aconteceu a partir de uma parceria da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) com o Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas) e o Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam).

Além de profissionais de maternidades públicas e de distritos de saúde de Salvador, diversas famílias que abraçam a causa se juntaram ao grupo em um café da manhã solidário antes da saída para o percurso de ida e volta do Jardim de Alah até o antigo Aeroclube.

“Essa caminhada já virou uma marca. Vamos fazer essa mensagem ecoar e defender essa prática que é fundamental para termos crianças fortes e saudáveis”, disse a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, em sua mensagem de saudação e agradecimento aos “amigos do peito”.

Além das faixas, camisetas e panfletos, houve distribuição de laços dourados, símbolo da campanha, confeccionados por mães e servidoras do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).

A presidente do Departamento deAleitamento Materno da Sobape, pediatra Iandira Castro, destacou a contribuição social da caminhada. “O que a gente quer é que as pessoas se conscientizem da importância da amamentação como forma de diminuir a mortalidade e morbidade das crianças. Quase um milhão de crianças morrem em todo o mundo porque não são amamentadas. O simples fato de amamenta reduziria um milhão de mortes no planeta”, alertou.

PROGRAMAÇÃO

16 de agosto - Seminário com o tema da SMAM “Amamentação é a Base da Vida”. A partir das 14h, no auditório da Unifacs, campus Paralela, 7° andar. Vagas limitadas à capacidade do local - 150 pessoas.

26 de agosto - Mamando no Parque da Cidade. A partir das 9h. Rodas de conversa para troca de experiências, dança, música e oficinas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp