Saúde

Bahia tem redução de 20% de óbitos e internações relacionadas às doenças cardiovasculares

Divulgação/ Sesab
Nas policlínicas do governo do estado, são realizados todos os exames da Cardiologia, incluindo eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma,Holger, mapa e Doppler  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Sesab

Publicado em 29/09/2018, às 20h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No Dia Mundial do Coração, a Bahia comemora a redução nas taxas de internações e óbitos relacionados às doenças cardiovasculares em mais de 20% na faixa etária entre 30 e 59 anos, segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, neste sábado (29).

O secretário aponta diversas ações que o Governo do Estado tem apoiado “Investimos fortemente na qualificação e na abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diversos municípios, além de aportar mais de R$160 milhões na construção de Policlínicas Regionais que ofertam consultas e exames na área de Cardiologia para mais de 4,5 milhões de baianos e, desta forma, propiciam o diagnóstico precoce e permitem o tratamento de diversas doenças cardiovasculares”, afirma Vilas-Boas.

Nas policlínicas do governo do estado, são realizados todos os exames da Cardiologia, incluindo eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma,Holger, mapa e Doppler. Já os exames de angiotomografia, Ressonância Cardiaca e cateterismo cardíaco são realizados em cinco centros especializados em todo o estado.

Os 278 municípios baianos apresentaram redução nos indicadores de morbi mortalidade cardiovascular, sendo que 85% destes municípios tinham a média de cobertura da Estratégia da Saúde da Família maior ou igual a 70%, o que sugere um impacto positivo dos investimentos na Atenção primária e secundária na redução das internações por doenças do aparelho circulatório.

Além disso, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançou uma política de atenção integral ao infarto do miocárdio, que resultou na ampliação dos serviços de cirurgia cardíaca e hemodinâmica na capital e no interior, a exemplo do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus, e do Hospital Geral Roberto Santos, além da ampliação do serviço do hospital Ana Neri, em Salvador.

Investimentos - Em 2019 acontecerá a inauguração de novos serviços de hemodinâmica e cirurgia cardíaca nos hospitais estaduais localizados nos municípios de Irecê, Barreiras e Porto Seguro.  Além disso, em Salvador, o Governo do Estado está implantando um Centro Especializado em Hipertensão Arterial Sistêmica e Aterosclerose, cuja licitação sairá ainda em 2018.

Ainda dentro da política de atenção integral ao infarto do miocárdio, também serão implantadas 50 Salas de Telemedicina para o diagnóstico precoce e tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), a partir da expansão da rede de serviços de atenção especializada. Para viabilizar a operacionalização em 19 municípios baianos serão investidos R$ 17 milhões por ano, o que corresponde à aquisição da medicação trombolítica, instalação dos equipamentos, software de telemedicina e capacitação dos profissionais.

Diagnóstico e tratamento precoce do IAM - O diagnóstico precoce do IAM será realizado através de 50 sala de teleatendimento, implantadas em serviços de urgência hospitalares e pré-hospitalares com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, interligado a uma sala de telecomando com cardiologistas que, além de analisarem o exame, vão orientar o médico plantonista da unidade acerca do manejo clínico a ser adotado diante da situação. E o tratamento adequado está baseado na restauração do fluxo coronariano, mediante a administração de trombolítico venoso, limitando, assim, a extensão da necrose miocárdica, que resultará na redução da mortalidade.

Doenças do coração - No Estado, mais de 12 mil pessoas morrem, por ano, vítimas de doenças do coração. Já o número de internações ultrapassa 46 mil. Algumas doenças cardíacas são: reumáticas crônicas do coração, isquêmicas, cardíaca pulmonar e hipertensiva, que está entre as de maior incidência, com cerca de 13,5 mil internações e em segundo lugar na causa morte, com 3,3 mil óbitos, atrás apenas no Infarto Agudo do Miocárdio (4,5 mil).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp