Saúde

Governo anuncia contratação de capacidade ociosa da Delfim para realização de radioterapia

Adenilson Nunes/BNews
O governador Rui Costa realizou a entrega de 27 novos leitos cirúrgicos do Hospital da Mulher na manhã desta quarta (17)  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 17/07/2019, às 10h35   Tamirys Machado e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa anunciou na manhã desta quarta-feira (17) a contratação, à preço do Sistema Único de Saúde (SUS), da capacidade ociosa da clínica Delfim para a realização de radioterapia para mulheres diagnosticadas com câncer. O atendimento será realizado em um imóvel localizado em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

O anúncio foi feito durante a entrega de 27 novos leitos cirúrgicos do Hospital da Mulher, no Largo de Roma. Com a entrega, será possível ampliar em 25% os procedimentos cirúrgicos realizados na unidade, a exemplo da histerectomia - retirada total ou parcial do útero. 

"Em breve nós teremos, nos próximos 60 dias no máximo, também o Hospital da Bahia abrindo o serviço de radioterapia, onde - se necessário for - com os novos leitos atender a essa demanda até porque é mais próximo. Nós podemos também negociar com o Hospital da Bahia para contratar uma nova demanda enquanto nossa radioterapia está sendo construída", disse.

O governador também salientou a importância de as mulheres realizarem os exames de saúde periodicamente, uma vez que a detecção de um problema com antecedência pode tornar o tratamento mais simples e viabilizar a saúde plena com mais agilidade. Ele também falou sobre o papel que os serviços oferecidos nas Policlínicas cumprem nesse processo. Uma nova unidade, a nona da sua categoria, foi inaugurada em Paulo Afonso na última semana. 

"Muitas vezes eu ouvi mulheres dizerem 'O que é que eu vou fazer lá? O médico passa uma consulta com o mastologista, com o oncologista, e eu não tenho onde fazer essa consulta. Então, não vou mais lá'.  A policlínica responde a isso”, afirma.

De acordo com Rui Costa, caso o médico do posto médico recomende uma consulta, a paciente já sai com o atendimento na policlínica marcado. O mesmo acontece caso o médico indique a necessidade de realização de algum exame. Ele afirmou que deseja que a Direção do Hospital da Mulher possa se reunir periodicamente com a direção das policlínicas para aprimorar o fluxo de atendimento "automático e imediato". 

"Uma vez realizado um exame e diagnosticado, precisamos garantir que a mulher diagnosticada positivamente tenha acesso o mais rápido possível ao hospital para que dê sequência ao tratamento", concluiu. No próximo dia 30 de agosto o governo inaugurará uma   policlínica em Juazeiro. Na ocasião também será lançado uma parceria com o Instituto Avon para promover ações de rastreamento de câncer de mama pelo estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp