Saúde

Feira: Criança é mordida por pitbull e por falta de soro antirrábico é transferida para Salvador

Agência Brasil
Soro antirrábico, que imuniza contra a raiva, está em falta no município  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 14/11/2019, às 06h39   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Feira de Santana, no centro norte baiano, está com estoque zero de soro antirrábico, que imuniza contra a raiva. Uma criança de 12 anos foi mordida por um pit bull, nesta terça-feira (12), e precisou ser transferida para Salvador, após não conseguir a imunização no Hospital Estadual da Criança (HEC).

O ataque aconteceu dentro do Conjunto Feira X, quando a criança estava jogando bola com os amigos. De acordo com a mãe, o menino teve ferimentos em diversas partes do corpo. “O cachorro acabou alcançando o meu filho, vitimando ele. Teve mordidas do abdômen, no pescoço, na nádega", contou Isabela.

Ainda não há informação sobre o dono do animal, que fica preso em um colégio estadual desativado no município. Quanto à falta da imunização, o Núcleo Regional de Saúde afirmou que o estoque de soro antirrábico está zerado no município e, por causa disso, o menino precisou ser levado para o Hospital Couto Maia, na capital baiana, onde recebeu o medicamento nesta quarta (13).

Segundo o Ministério da Saúde, em decorrência de uma mudança proposta pela Anvisa nos critérios de qualidade para fabricação da antirrábica e que devido ao período de adequação do soro alguns hospitais estão desabastecidos.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), “os 417 municípios recebem regularmente  os soros antirrábicos para aplicação em humanos e animais, mas o desabastecimento, desde o meio do ano, tem atingido o país inteiro”. Os órgãos não informaram quando o fornecimento deve ser normalizado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp