Saúde

Parque da Cidade vai receber evento com serviços de saúde gratuitos voltados ao antiestresse 

reprodução
Pesquisa é realizada em Salvador para validar novo protocolo médico de prevenção ao estresse     |   Bnews - Divulgação reprodução

Publicado em 23/01/2020, às 16h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Como parte da pesquisa e das ações de conscientização sobre o estresse que adoece, o Colégio Médico de Acupuntura – Regional Bahia, com a supervisão do presidente da Instituição, o médico Walter Viterbo, promove um evento com serviços de saúde gratuitos no Parque da Cidade, no próximo dia 26 de janeiro. 

Embora muitas vezes despercebido, o estresse é uma enfermidade que atinge a maioria das pessoas. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 90% da população mundial sofre desse mal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, todos os anos milhares de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares. No Brasil, só em 2019, foram duzentas mil pessoas e o estresse é apontado como um dos principais fatores agravantes.

Mudanças simples nos hábitos de vida podem mudar esse quadro. Um novo protocolo médico está sendo testado pelo Colégio Médico de Acupuntura – Regional Bahia, com a supervisão do presidente da Instituição, Dr. Walter Viterbo, a fim de validar os estudos sobre a prevenção ao estresse. O método S.E.M.E.A.R propõe a adoção de um conjunto de rotinas descrito em cada letra da palavra.

Em entrevista ao BNews, Viterbo falou sobre o evento: “vamos fazer uma ação pra divulgar a S.E.M.E.A.R, sigla pra alertar as pessoas pra tratar o estresse. Tem relação com o Janeiro Branco, que alerta para a prevenção e tratamento do estresse. Vamos levar uma comissão de pessoas de saúde com médico, nutricionista, psicólogos, além de divulgação com palestras e ações e distribuindo folders e panfletos”.

O médico explicou do que se trata o mote da campanha: “temos a sigla S.E.M.E.A.R que significa Sono em dia, Exames com marcadores negativos para o estresse, Metas alcançáveis, Exercícios praticados regularmente, Alimentação saudável e Relacionamentos”.

Viterbo também explicou ao BNews como funciona a pesquisa: “Temos uma pesquisa sendo realizada. Fazemos comparações do nível de estresse das pessoas. Orientamos e após um prazo questionamos o paciente se ele passou a seguir essas ideias e avaliar se o nível de estresse diminuiu”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp