Saúde

Prates anuncia medidas para prevenção do coronavírus em Salvador

Vagner Souza/ BNews
Secretário diz que pasta está alinhada ao Ministério da Saúde e que "medidas que forem necessárias" serão tomadas para manter a ordem na cidade  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 28/01/2020, às 11h41   Samuel Barbosa e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde Léo Prates (sem partido) afirmou na manhã desta terça-feira (28) que serão tomadas as "medidas que forem necessárias" para a prevenção do coronavírus em Salvador. A pasta está alinhada não só com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mas também com o Ministério da Saúde.

A Sesab já está a frente de uma ação no Aeroporto Internacional de Salvador, e, segundo o secretário, já foi determinado à equipe de Vigilância Epidemiológica que acompanhem o caso que afetou principalmente a China.

"Determinei à equipe de Vigilância Epidemiológica que acompanhe como está sendo tratado isso lá na China. Estamos acompanhando junto ao Ministério de Saúde e tomaremos as medidas que forem necessárias apra manter a saúde de Salvador", garantiu Prates, que pode surgir ainda como pré-candidato à prefeito de Salvador, ou vice em uma chapa com Bruno Reis (DEM).

Prates aproveitou ainda para convocar pais e mães a levarem seus filhos, principalmente os que tem entre 6 meses e 1 ano de idade, para vacinarem contra o sarampo. Apesar do bom índice da capital baiana, que tem menos casos da doença do que a cidade de Santo Amaro, mesmo com uma população muito maior, ainda não alcançou o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 95% de cobertura.

"Queria aproveitar para fazer um apelo, nós estamos com 92% de cobertura vacinal para o sarampo, queria conclamar as pessoas que tem filhos, principalmente entre 6 meses e 1 ano, para comparecer aos postos para vacinar [...] Salvador está resistindo bem pela adesão da população, mas precisamos que esses 3%, você papai, você mamãe, levem seu filho", convocou o secretário.

O surto de coronavírus já provocou ao menos 106 mortes na China, que já contabiliza cerca de 4,5 mil infectados. No entanto, a doença já foi detectada em pelo menos 15 países em quatro continentes, inclusive no Brasil, onde um paciente de Minas Gerais apresentou os mesmos sintomas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp