Saúde

Camaçari recebe recursos para maternidade

Imagem Camaçari recebe recursos para maternidade
Ministério da Saúde destina R$ 13.5 milhões para o município da Região Metropolitana de Salvador   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/01/2012, às 07h43   Luiz Fernando Lima



O senador Walter Pinheiro (PT) divulgou, via twitter, que o Ministério da Saúde vai investir R$ 13.5 milhões na construção de uma maternidade em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

Em conversa com a reportagem do Bocão News, o secretário municipal da Saúde, Vital Sampaio, confirmou o investimento. Nesta quarta-feira (4), ele e o secretário estadual da pasta, Jorge Solla, vão discutir o assunto em uma reunião em Salvador.

“É preciso discutir os projetos, a adequação ao que o ministério exige. Elaborar licitação, entre outras etapas. Vai demorar um pouco até que tudo seja resolvido. Não é um projeto de rápida execução”.

Entre os assuntos a serem tratados com Solla está o Hospital Geral de Camaçari (DGC). De acordo com o secretário, é preciso que Estado e município tenham um entrosamento maior. “Inclusive no que tange a recurso”. Ele argumenta que a unidade de Saúde atende toda a região norte da RMS.

Sampaio assumiu a secretária há dois meses. Utilizou este período, segundo ele, para elaborar um diagnóstico sobre o atendimento em Camaçari. Para ele, é preciso aperfeiçoar alguns pontos.

“A área de Saúde é difícil em todo o lugar do mundo. Houve, em meados de agosto, uma desaceleração com a saída de funcionários, mas agora já estamos recuperando o ritmo”, disse.  Para Sampaio, uma das alternativas viáveis para melhorar o quadro é a contratação de clínicas privadas para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No final de agosto, a vice-prefeita da cidade, Tereza Gifoni (PSDB), assumiu interinamente o comando do município e exonerou o antigo secretário da Saúde, Camilo Pinto de Faria Lima e Silva. À época a tucana identificou diversos problemas na rede de atendimento à população.

Quando retornou à prefeitura, Luiz Caetano reintegrou o secretário, mas não o manteve por muito tempo. Agora, Sampaio vem tocando o barco e comemora os resultados. De acordo com ele, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em boas condições e prestando um atendimento bom.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News
Matéria publicada às 20h do dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp