Saúde

Polícia apreende mala de dinheiro durante operação que apura esquema de propina na contratação de leitos no DF

Reprodução/Arquivo Pessoal
Notas de real e dólar foram encontradas em endereço ligado à Adriana Aparecida Zanini, vice-presidente do Instituto Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 23/07/2020, às 12h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mala com notas de real e dólar foi apreendida na manhã desta quinta-feira (23) em endereço ligado à Adriana Aparecida Zanini, vice-presidente do Instituto Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público (IBESP). 

A apreensão aconteceu durante operação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) realizada com o objetivo de investigar o suposto pagamento de propina na contratação de leitos para a rede pública de saúde do Distrito Federal.

O ex-governador Agnelo Queiroz (PT) foi alvo da ação. De acordo com informações do portal G1, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nesta manhã na capital federal. Na casa do ex-governador, a polícia apreendeu uma arma que estaria sem registro, e, por conta disso, Agnelo foi conduzido para delegacia. 

Até o momento, não há informações referentes aos valores encontrados na mala. As investigações apontam também que os valores pagos teriam sido transferidos para o instituto coordenado. Segundo o MPDFT, o ex-governador e o ex-secretário de saúde do DF, Rafael Barbosa receberam R$ 462 mil indevidamente entre 2010 e 2014.

O montante corresponde a 10% dos R$ 4,6 milhões referentes ao contrato. O advogado de Rafael Barbosa, Kleber Lacerda, disse ao portal que não havia tido acesso à decisão que autorizou a busca e apreensão, e que assim que fosse analisada, a defesa entraria com os recursos cabíveis. Em nota, a Secretaria de Saúde disse que não se manifestaria sobre o caso. 

A apuração é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, com apoio da Polícia Civil. A força-tarefa foi batizada de "Alto Escalão" e é um desdobramento da Operação Checkout, de 2018, que já apurava esquema ilícito em contratos da Secretaria de Saúde.

*Editado às 12h56

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp