Saúde

Educador físico fala sobre os riscos que o sedentarismo traz para a saúde

Divulgação
Valter Abrantes participou do BNews Agora, da Piatã FM   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/04/2021, às 20h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O profissional de Educação Física, Valter Abrantes, defendeu durante entrevista ao BNews Agora, da rádio Piatã FM, na noite desta sexta-feira (16), a importância de realizar atividades físicas. Além de falar sobre os prejuízos que o sedentarismo pode causar para a saúde, ele orientou os ouvintes a diminuir a intensidade dos exercícios caso o uso da máscara traga desconforto. 

“O mundo acadêmico, eles separaram aquilo que nos chamávamos sedentarismo, separam em comportamento sedentário e inatividade física. O comportamento sedentário se refere a quantidade de horas, temos aproximadamente oito horas dormindo e 16 horas em vigília ou acordado, dessas 16 horas quem ficar oito horas do seu dia sentado, deitado ou reclinado vai apresentar maior risco de inúmeras doenças como diabetes, hipertensão, placas de gordura no coração, é preciso evitar nesse período que está em casa ficar na posição sentado ou deitado, quando mais tempo nessa posição mais risco para a saúde”. 

Sobre o incomodo ao usar máscara durante as atividades, o profissional dá dicas. “A gente precisa esclarecer que não tem preocupação, risco de nenhum de intercorrência, os estudos já demostram que a mascara é segura, o que acontece é que ela vai impor uma pequena barreira ao fluxo de ar que vai entrar e vai sair do pulmão, então a gente vai fazer um pouquinho mais de força, a gente vai ter uma sensação de que o exercício está mais intenso, a dica que eu dou é procurar uma mascara de tecido mais simples. Não deixe de fazer o exercício por esta razão, diminua um pouco a intensidade do esforço, neste momento a gente não tem que estar preocupado em fazer exercício intenso, a gente tem que tá preocupado em fazer exercício”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp