Saúde

Médico cardiologista dá dicas para controlar a hipertensão

Divulgação/Hospital Cárdio Pulmonar
Segundo o especialista, para evitar a doença é preciso se manter ativo fisicamente   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Hospital Cárdio Pulmonar

Publicado em 03/05/2021, às 20h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O médico cardiologista Luiz Ritt foi o segundo entrevistado do BNews Agora, da Piatã FM, na noite desta segunda-feira (3). O principal assunto da entrevista girou em torno da hipertensão, um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Segundo o especialista, para evitar a doença é preciso se manter ativo fisicamente. 

“A hipertensão é um dos principais fatores de risco que levam ao AVC, e muitas vezes não ele não avisa. É bom ressaltar que as pessoas não devem deixar de lado os cuidados com a hipertensão, principalmente nessa época em que aumentou o sedentarismo, hábitos alimentares ruins, depressão”, disse. 

Conforme explicação do especialista, a hipertensão é uma doença multifatorial. “Existe uma predisposição genética e fatores externos como consumo de sal e alimentos processados, falta de atividades físicas, quem tem um histórico familiar deve ficar mais atento”. Entre os principais sintomas está dor de cabeça, fadiga e cansaço.

Segundo Ritt, para evitar a hipertensão é preciso se manter ativo fisicamente. “Não precisa ser atleta, caminhadas três vezes na semana de forma moderada, é o que recomenda a OMS, evite alimentos processado, excesso de sal, refrigerantes, alimentos enlatados, conservas, são dois fatores que podem fazer sem remédio, a partir dai é tratamento medicamentoso, mas esses dois pontos é o dever de casa”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp