Saúde

Hospital da Bahia investe em atendimento muldisciplinar às vítimas de traumas

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/08/2021, às 11h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Principal causa de morte da população economicamente ativa, os traumas decorrentes de acidentes ainda são negligenciados tanto pela sociedade quanto por parte da área médica. Na contramão, o Hospital da Bahia investe cada vez mais na capacitação para o atendimento de vítimas de quedas domésticas, acidentes de trânsito, violência, afogamento, queimadura entre outros.

Com uma linha de atendimento multidisciplinar, o centro no Hospital da Bahia, coordenado pela Cirurgiã Geral Dra. Sílvia Leite, integra não apenas uma estrutura de ponta para rápido atendimento, como profissionais de diferentes áreas para auxiliar na recuperação do paciente. 

"Estamos oficializando um serviço que já aprimoramos, desenvolvendo ainda mais o setor de traumas [...] temos cirurgiões treinados na emergência e especialistas ficam de sobreaviso. Um 'vovô' que cai em casa, é avaliado e é atendido pelo cirurgião. Quando precisa, a gente aciona a outra equipe de cirurgia para poder fazer o tratamento do trauma", explicou.

Dra. Sílvia reforça a importância do primeiro atendimento no caso de traumas. Ela diz que é comum familiares acabarem não levando o idoso para o hospital depois de uma queda ao perceberem que não teve nenhuma ferida aparente, assim como no caso de acidentes de trânsito onde o envolvido pode ter algum machucado interno.

"Acidentes de trânsito com o sangue quente, adrenalina na hora pode não perceber [...] queimadura também, é muito importante avaliar no primeiro momento como vai ser a cicatrização. Se não for tratado desde o início, pode deixar cicatriz ruim e em algumas áreas do corpo pode deixar uma sequela funcional", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp