Saúde

Ala de internamento do Hospital Dom Rodrigo é desativada

Publicado em 21/06/2012, às 06h51   Redação Bocão News



O Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), é considerado uma referência no tratamento da hanseníase no Estado, mas no momento a sua ala de internamento está sendo desativada e a demanda deve passar a ser absorvida pelo Hospital Couto Maia, em Monte Serrat. Na opinião do ortopedista e vereador Jorge Jambeiro (PP), que atuou por mais de 20 anos na unidade, localizada em Águas Claras, com essa medida o Estado está perdendo leitos para o tratamento da Hanseníase. 

“No total, são 32 leitos do Dom Rodrigo que estão sendo desativados e pelo que se sabe, estes números não foram ampliados no Couto Maia. Os pacientes de Hanseníase operados são transferidos, mas eles precisam de tratamento especializado, com médicos capacitados para tratar da doença, e estes não estão acompanhando os recém-operados. Um infectologista, por exemplo, não é a mesma coisa de um hansenólogo”, alerta Jambeiro, destacando também que, na sua opinião, a medida não é recomendada. 

Área protegida

De acordo com informações divulgadas na mídia, a desativação do internamento no Dom Rodrigo de Menezes, marca o início da concretização do Instituto Couto Maia, que deve ser erguido em Águas Claras, oriundo da fusão dos dois hospitais. Sobre a questão, Jambeiro também faz um alerta. “A região do Dom Rodrigo é uma Área de Proteção de Recursos Naturais (APRN) e não pode ser construída ou edificada, salvo se for algo dentro do PDDU/2008, já que esta Lei Municipal delimita as possibilidades de construção na área, cuja única possibilidade determinada no Plano Diretor é de um Núcleo de Educação ambiental”, esclarece o vereador.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp