Saúde

Saúde não paga funcionários

Publicado em 13/12/2010, às 16h22   Natália Aguiar


FacebookTwitterWhatsApp

De acordo com denúncias feitas por servidores municipais, cerca de 500 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão com os salários do mês de novembro atrasados. Além disso, eles ainda se queixam de não estarem recebendo os direitos trabalhistas, como 13º salários, férias, transporte, entre outros.

Uma funcionária que não quis se identificar, contou que os trabalhadores foram contratados em julho de 2008 para assumirem os cargos por um período de seis meses, até a realização de um concurso público.  Este foi um acordo firmado entre a SMS e o Ministério Público (MP).

Passados dois anos, o concurso não foi feito e os funcionários se queixam de estarem vivenciando uma situação de completo descaso. Além do atraso do pagamento dos salários, reclamam que não recebem os direitos trabalhistas desde o fim dos seis meses que eles trabalharam em conformidade com o MP.

A equipe do Bocão News procurou o secretário de saúde José Saturnino Rodrigues para prestar esclarecimentos sobre a denúncia, mas ele não foi encontrado. A sub-secretária, Tatiana Paraíso, por sua vez, disse que não podia atender  no momento em que foi procurada.

A questão foi levada à assessoria de Comunicação da SMS admitiu que há atraso,justificandoque issoé decorrente do fato de o Ministérioda Saúde não ter feitop o repasse da verba. Conforme a lei, os salários deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil de novembro.

Com quase 45 dias de atraso, a informação da assessoria é que os salários foram depositados nas contas dos funcionários nesta segunda-feira (13) e que estarão disponíveis na quinta-feira (16). 

Sobre a realização do concurso público para efetivar os profissionais da área de saúde, a assessoria informou que o projeto encaminhado pelo prefeito João Henrique e já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. A expectativa é que no primeiro semestre de 2011 ele aconteça.

Com relação à denúncia dos servidores não estarem recebendo os direitos trabalhistas, a assessoria negou a veracidade da informação, ressaltandoque não há nenhuma pendência nesse aspecto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp