Saúde

UPA de Brotas: secretaria afirma que obras serão retomadas

Imagem UPA de Brotas: secretaria afirma que obras serão retomadas
Após matéria do Bocão News, nova gestão esclarece situação da unidade à população  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/03/2013, às 18h28   Redação Bocão News (@bocaonews)



Após o site Bocão News publicar a denúncia com relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica na Rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas, e que há cinco meses está com as obras paradas, a secretaria de Saúde do município enviou nota esclarecendo que "o projeto de construção da UPA de Brotas foi revisado pela atual administração e o contrato, que foi aditivado, foi assinado na última semana. A previsão é retomar a construção da Unidade de Pronto Atendimento ainda este mês, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade devido à desassistência no que se refere aos atendimentos de urgência e emergência na região. Com a UPA a população não precisará mais se deslocar para outros bairros em busca de atendimentos deste gênero. Sobre os veículos estacionados no terreno, são de propriedade da construtora, que já foi acionada pela SMS."

Perguntar não ofende
R$ 2.994.394,85. Este é o valor de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que começou a ser contruída há cinco meses, na gestão de João Henrique (PP), quando a dona da pasta era a mulher do ex-prefeito, Tatiana Paraíso. Para quem passa pelo local - que fica na Rua Amado Coutinho, no bairro de Brotas, é possível ver o espaço da obra, ou melhor, a tentativa de se iniciar a montagem de alguma coisa que, sem a placa, não haveria a possibilidade de saber o que os moradores podem esperar dali.

Isso porque, apenas uma terraplanagem foi feita e só. Nada de conteiners ou carretas realizando o transporte de areia, cimento ou sequer a presença de algum operário.



Atualmente, sem o barulho de bate-estaca ou de homens trabalhando, poucos conseguem perceber a 'concessionária' que existe lá dentro. Dentro do espaço supostamente designado para a construção de uma unidade de saúde, ao invés de caminhões ou retroescavadeiras, se vê cerca de dez carros - modelo D20, desligados, aparentemente novos, um ao lado do outro, como se estivessem em uma vitrine.

Diante desta situação - a equipe de reportagem do Bocão News que esteve no local e fez registro de fotos, levantou os seguintes questionamentos: Por quê estes carros estão lá dentro, de quem são e quanto custaram ao bolso do cidadão? Por quê as obras estão paradas? Que UPA é esta - qual a estrutura, capacidade de atendimento, serviços? Cadê estes quase R$ 3 milhões destinados à obra? O que o atual secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, tem a falar sobre o assunto? Quando, de fato, a UPA ficará pronta?


Nem todos os questionamentos foram respondidos. Por isso, o site Bocão News  ficará ainda mais atento para saber onde estes carros irão parar e quando a população poderá ter o serviço de saúde da UPA que lhe é de direito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp