Saúde

Campanha de Vacinação contra influenza começa dia 15

Publicado em 11/04/2013, às 13h46   Redação Bocão News (@bocaonews)



Reduzir as complicações, internações e mortes causadas pela influenza (gripe). Esse é o objetivo da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontece de 15 de abril a 31 de maio com a meta de vacinar 80% das 465 mil pessoas que compõe o público alvo em Salvador: idosos (60 anos ou mais), crianças (de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias), gestantes, puerperais (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e indígenas.

Durante a semana, a vacinação será realizada das 8h às 17h nas unidades de saúde. Também será feita atividades de vacinação em asilos, domicílios de idosos acamados, creches, hospitais, maternidades, delegacias e penitenciárias. Já no Dia D, em 20 de abril, além do funcionamento das unidades tradicionais, a Secretaria Municipal da Saúde instalará postos de vacinação em áreas de grande circulação de pessoas, como shoppings, supermercados, igrejas e escolas, ampliando o acesso da população.

A imunização é a principal medida preventiva de enfermidades que interferem no desenvolvimento das atividades rotineiras das pessoas, garantindo-lhes qualidade de vida, bem-estar e inclusão social, podendo reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza.

Em 2011, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 110 mortes por gripe em todo o Brasil. Em 2012, foram confirmados 16 casos de Influenza A H1N1 no estado da Bahia, destes sete casos em Salvador. Desde 2009, quando o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de 80%, a cobertura vacinal da capital baiana manteve-se abaixo desse índice: 2009 (79,1%), 2010 (78,5%), 2011 (74,8%) e 2012 (75%). A vacina influenza proporcionará proteção contra os três principais vírus que circularam no último inverno: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, Influenza B.

Transmissão - A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, e pelas mãos. Como o vírus sobrevive no meio ambiente (mãos, tecidos, superfícies porosas, etc) por tempo variável, a transmissão por meio de contato com superfícies contaminadas pode ser evitada através de práticas simples de higiene como lavar as mãos e arejar o ambiente.

O período de transmissibilidade pode variar de 24 horas antes a sete dias depois do início dos sintomas. Apesar da transmissão entre os seres humanos ser a mais comum, já foi documentada a transmissão direta de animais (aves e suínos) para o homem.

Cartão - Durante a campanha, os grupos prioritários vão poder atualizar o cartão de vacinação. As crianças terão seus cartões atualizados, considerando o calendário infantil. Os adultos poderão receber as vacinas que previnem contra o tétano, difteria. e hepatite B, considerando as suas indicações. Além disso, os idosos recolhidos em instituições e acamados crônicos, principalmente os portadores de cardiopatias, pneumopatias e a insuficiência renal ,serão vacinados com a Pneumocócica 23 Valente.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp