Saúde

Pacientes com varizes serão tratados pelo SUS em Salvador

Imagem Pacientes com varizes serão tratados pelo SUS em Salvador
A capital baiana é a primeira a tratar os casos pelo Sistema Único de Saúde   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/04/2013, às 23h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Com a previsão se ser realizado mais de 700 procedimentos por ano através do SUS, portadores de úlcera varicoza que já realizam tratamento paliativo na rede municipal de saúde, agora vão contar com um método eficaz, pouco invasivo e indolor, que ainda permite rápida recuperação. Trata-se da técnica de Escleroterapia Ecoguiada com Espuma, de cunho ambulatorial, que substitui o procedimento cirúrgico, seus riscos e custos associados, inclusive com o pós-operatório.

Os pacientes que já fazem acompanhamento nos postos de saúde serão priorizados nesta primeira fase do projeto, que prevê a realização de 720 procedimentos por ano para pacientes do SUS. O convênio entre a rede pública de saúde e a unidade hospitalar onde serão realizados o procedimento foi assinado nesta quarta-feira (24), no Hospital São Rafael com a presença do prefeito ACM Neto, do Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, da presidente do Monte Tabor, Laura Ziller e do difusor da técnica no Brasil, o angiologista Marcelo Liberato.

O convênio permite que Salvador seja a primeira capital brasileira a aplicar o programa beneficiando pacientes do SUS. “Até então os pacientes do SUS não tinham acesso a tipo de serviço. É muito comum ver pessoas humildes com dilacerações graves, mas que agora terão acesso a uma tecnologia de ponta permitindo a cura da patologia. Outro benefício significativo é que com esta técnica, o paciente poderá voltar rapidamente às atividades normais”, comemorou o secretário José Antônio Alves.

Foto: divulgação


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp