Saúde

Mutirão faz diagnóstico precoce de Alzheimer

Publicado em 16/09/2013, às 14h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



No dia 21 de setembro pacientes serão recebidos gratuitamente na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia para realização de eletroencefalograma e  tomografia do crânio
Imagine um curto-circuito nos neurônios e um black-out no cérebro. Esta é a imagem que melhor define a patologia chamada Alzheimer, uma enfermidade clínico patológica, cuja alteração fundamental é a deterioração intelectual (demência), afirma o neurologista Antônio de Souza Andrade Filho, que comanda o “Mutirão de Diagnóstico Precoce de Alzheimer - Não Deixe seu Cérebro ser Vítima do Amanhã”, nos dias 20 e 21 de setembro, para marcar a passagem do Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
No dia 20, das 09h às 21h, no terceiro piso do Shopping Barra, serão realizados testes de memória com as pessoas que desejarem. No dia seguinte, 21, as pessoas que tiverem apresentado alterações em seus testes serão recebidas na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia - Instituto do Cérebro ( rua Deocleciano Barreto,10 – Chame-Chame), das 07h às 14h, onde passarão por uma bateria de avaliação neurológica com realização de EEG – eletroencefalograma e TAC – tomografia axial do crânio. Caso seja necessário, estas pessoas serão medicadas e acompanhadas gratuitamente no ambulatório da instituição, nos dias de sábado.   
A equipe de profissionais que estará a postos durante os dois dias do “Mutirão de Diagnóstico Precoce de Alzheimer - Não Deixe seu Cérebro ser Vítima do Amanhã”, é formada por neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além de estudantes de Medicina e de outros cursos da área de saúde. A promoção é da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia - Instituto do Cérebro e do Serviço de Neurologia HUPES / UFBA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp