Saúde

Palestra aborda benefícios de novo exame pré-natal que chega a Salvador

Imagem Palestra aborda benefícios de novo exame pré-natal que chega a Salvador
Evento ministrado pelo dr. Eduardo Fonseca reuniu especialistas das áreas de obstetrícia e ginecologia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/08/2014, às 12h16   Vinícius Ribeiro/Bocão News



Diminuir a frequência de exames invasivos no período de gestação é o principal objetivo da implantação de uma nova tecnologia de triagem pré-natal. O método foi apresentado em uma palestra realizada no Hotel Fiesta, na manhã deste sábado (16), ministrada pelo presidente da Comissão de Medicina Fetal da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), dr.Eduardo Fonseca. Contando com a presença de profissionais especialistas em obstetrícia e ginecologia, o evento, que apresentou o novo método em Salvador, trouxe informações sobre o procedimento baseado na quantidade relativa do DNA fetal (Cell Free DNA), presente no sangue materno. O encontro apontou como o exame pré-natal não invasivo pode auxiliar médico e paciente no período de gestação.


Segundo Eduardo Fonseca, o principal benefício, além da diminuição de diagnósticos superficiais, é o rastreamento com alto grau de sensibilidade de diversas síndromes, como Down e Edward, além das relacionadas aos cromossomos sexuais. "Ao apresentar este novo método, pretendemos diminuir o alto número de exames invasivos, além de tranquilizar as gestantes, principalmente, as que se encontram acima dos 35 anos, pois sabemos que o estresse pode acarretar outros problemas", destacou.  Por enquanto, o valor estimado do procedimento é de R$ 2.500, que, na opinião de Eduardo, deve diminuir com a utilização contínua do exame.

Ainda de acordo com informações do palestrante, a utilização do método de exame apresenta uma taxa de detecção para anomalias genéticas de 99% de segurança, reduzindo a possibilidade de Falso Positivo (FP), se comparado aos exames convencionais. Por conta desta eficácia, Eduardo não considera o procedimento como de diagnóstico, e sim como uma ação de rastreamento. O exame, com prazo para entrega de resultado de duas semanas, também pode identificar o sexo da criança na 10ª semana de gravidez. Para este tipo de procedimento, o Harmony Test pode ser realizado em gestações de gêmeos e naquelas obtidas com doação de óvulos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp