Saúde

Ana Paula Matos anuncia fim da epidemia de dengue em Salvador

Dinaldo Silva / BNews
A prefeitura anunciou o fim da epidemia de dengue na cidade. De acordo com os dados do Informe Epidemiológico  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 07/05/2024, às 11h47   Rebeca Silva



A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou o fim da epidemia de dengue na cidade. De acordo com os dados do Informe Epidemiológico Semanal, a queda dos indicadores da doença refletiu na classificação epidêmica em fevereiro em salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Salvador registra uma redução de mais de 50% no número casos confirmados em relação ao mesmo período do ano passado. Até a 18ª semana epidemiológica, de 31 de dezembro de 2023 até 04 de maio de 2024, foram 825 registros contra 1.772 no ano passado.

"O anúncio do fim da epidemia mostra a redução considerável do número de casos e, consequentemente, reduz o risco da explosão de novos casos e colapso no sistema de saúde. Mas não significa que estamos em situação confortável e não podemos baixar a guarda" afirmou a vice-prefeita Ana Paula.

A vice-prefeita e secretária da pasta, Ana Paula Matos, falou sobre os resultados das ações de enfrentamento à doença:

“O combate às arboviroses sempre foi prioridade da nossa gestão, por isso, desde o ano passado temos investido em melhores condições de trabalho para nossos agentes de endemias e na própria estrutura e logística do Centro de Controle de Zoonoses, para que respondêssemos efetivamente em momentos críticos, como aconteceu quando entramos em epidemia. Lançamos imediatamente a Mobilização Salvador contra a Dengue e diuturnamente levamos uma série de atividades e serviços para prevenção e combate à doença por toda cidade, e o resultado já se mostrou positivo em dois meses de trabalho”, afirmou.

Durante a ação Salvador contra a Dengue, para garantir o atendimento eficaz à população, foram implantadas 03 UPINHAS (Barris, Itapuã e Peripri), capacitação de unidades da atenção básica para manejo clínico da dengue; bem como instalação de unidades sentinelas com atendimento aos sábados e domingos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp