Saúde

Bahia decreta emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1

Marcos Prinz/Divulgação
Bahia tem quatro casos confirmados da doença; outro estado também adotou emergência  |   Bnews - Divulgação Marcos Prinz/Divulgação

Publicado em 22/07/2023, às 10h26   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da Bahia publicou um decreto de estado de emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1, que tem afetado aves silvestres migratórias e de subsistência em alguns estados do Brasil. O anúncio foi publicado no Diário Oficial deste sábado (22).

Em nota, o governo informou que o decreto 22.174 foi resultado de um acordo nacional entre o Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa) e os 27 governadores de Estado com o intuito de controlar a transmissão sanitária que ocorre no país. 

Com validade de 180 dias, o decreto determina que:

  • Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações necessárias para prevenção da ocorrência da H5N1 e mitigação de eventuais efeitos decorrentes.
  • As medidas de monitoramento e as ações preventivas, em função do ingresso da H5N1 em aves silvestres marinhas e do risco de sua disseminação em criações de subsistência e na avicultura industrial no Estado da Bahia, observarão as normas e os protocolos sanitários estabelecidos em legislação vigente.
  • As medidas de monitoramento, as ações preventivas e a análise de riscos da H5N1, adotadas no âmbito do Estado da Bahia, contarão com a cooperação dos municípios e do setor privado, observados os princípios e diretrizes adotados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
  • A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB editará as normas complementares ao cumprimento do disposto neste Decreto, no que concerne às matérias atinentes às suas competências.

De acordo com o governo da Bahia, o decreto é um pacto coletivo focado em ações preventivas para o controle da doença, com o objetivo de mininizar efeitos na economia regional e nas relações com o comércio internacional.

A Bahia faz parte de uma das principais rotas migratórias de aves silvestres que atravessam o continente, a Rota Nordeste Atântica, que passa por locais como Mangue Seco, Baía de Todos-os-Santos, Cacha-Prego, Baía de Camamu, Barra Velha, Ilha da Coroa Vermelha, Corumbau e Ponta do Curral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp