Saúde

Bahia inaugura campanha para disponibilizar mamografias e lança nova camisa

Joilson Cesar/BNews
O Bahia possibilita exames gratuitos e pagos, que vão ter o brinde da camisa da campanha Outubro Rosa  |   Bnews - Divulgação Joilson Cesar/BNews
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 19/10/2022, às 11h12 - Atualizado às 11h14


FacebookTwitterWhatsApp

A união da sociedade como um todo para ampliar a consciência acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama tem sido aguçada durante este mês de outubro. Uma das esferas imersas neste meio é a esportiva. O Bahia, por exemplo, nesta quarta-feira (19), oficializou uma medida de apoio à campanha do Outubro Rosa.

Junto ao Grupo CAM e a Acelen, cerca de 2 mil mamografias estão sendo ofertadas - 1,5 mil gratuitamente, pela Acelen, a mulheres das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe, e outros 500 à torcedoras do clube que adquirirem a nova camisa do Esquadrão de Aço.

"Nós somos um canal de comunicação importante com a sociedade, mas, além disso, a gente também pode ser um canal de intervenção em políticas sociais. A comunicação é importante, e usar o futebol para fazer com que as pessoas recebam mensagens que são impactantes em suas vidas, a gente fará sempre”, pontua Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.

Os exames dados de forma gratuita vão poder ser agendados mediante cadastros. Nesse sentido, o público-alvo são mulheres de 40 a 69 anos que não realizaram o exame no último ano. Já os exames adquiridos através da compra da camisa vão passar um voucher que dá direito a uma mamografia em uma das unidades do Grupo CAM. 

Além dos exames médicos ofertados, o Bahia lançou uma nova camisa que faz associação à campanha deste mês. O valor da camisa é de R$ 169,90. 

“As primeiras 500 mulheres que adquirirem a camisa do outubro rosa, que estão à venda na loja do Bahia e nas lojas parceiras a partir de hoje, já recebem gratuitamente o direito a fazer exame de câncer de mama por meio do Grupo CAM”, enfatizou.

Para o presidente do Grupo CAM, João Soares, o diagnóstico foi obtido de modo precoce é imprescindível. 

“Isso no passado não era tão fácil, sempre fizemos essas campanhas, mas era mais para um autoexame. Depois, quando veio a mamografia, que é de uma importância muito grande, o diagnóstico passou a se tornar precoce. Hoje, a chance da mulher viver muito tempo e ter o câncer de mama curado é muito alta, principalmente se a mulher faz o seu diagnóstico precoce. A Bahia foi o terceiro estado brasileiro a instalar um mamógrafo, após Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou. 

Locais dos exames

Ao todo, o grupo CAM tem quatro unidades em Salvador e uma no município de Lauro de Freitas, onde os exames podem ser realizados. Posteriormente aos exames, as pacientes que não possuem plano de saúde que necessitarem de uma avaliação diagnóstica vão ser levadas ao Hospital Aristides Maltez.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp