Saúde

Bahia registra nove casos de Febre do Oropouche em 2024

Conselho Federal de Farmácia
Febre do Oropouche tem sintomas parecidos com outras arboviroses  |   Bnews - Divulgação Conselho Federal de Farmácia

Publicado em 26/03/2024, às 19h40   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia registrou nove casos de Febre do Oropouche em 2024. As notificações são de Valença, no baixo sul do estado (7 casos), e Laje (2 casos), no território do Vale do Jiquiriçá. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia nesta terça-feira (26).

A doença não é endêmica na região, por isso, os casos foram considerados atípicos. Não houve, porém, nenhum registro de transmissão direta entre pessoas.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, em ambientes urbanos. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça e dores musculares e são semelhantes aos de outras arboviroses.

Apesar dos casos confirmados, não existe indicação concreta de qualquer ameaça à saúde pública. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado segue investigando para entender melhor a situação.

Não existe um tratamento específico para a Febre do Oropouche, então, a função é focada no alívio dos sintomas. A Sesab destacou a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento eficaz dos casos.

É importante que a população mantenha medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de buscar orientação médica quando necessário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp