Saúde

BNews Summer: Saiba quais são os 10 principais erros cometidos na musculação

Divulgação / Markus Spiske - Pixabay
Musculação feita de qualquer jeito pode ser muito danosa e desencadear problemas futuros no praticante  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Markus Spiske - Pixabay

Publicado em 09/01/2023, às 06h00   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

O treinamento de força, também conhecido como musculação, é um dos mais populares entre aqueles que costumam frequentar academias e que gostam de realizar exercícios físicos. Essa modalidade reforça a musculatura corporal, aumenta o condicionamento, diminui o percentual de gordura e melhora a postura, mas apenas para quem o realiza de maneira correta.

Se for feito de qualquer jeito, sem acompanhamento e sem prestar atenção aos mínimos detalhes, a musculação pode ser muito danosa e desencadear problemas futuros no praticante. Movimentos inadequados, por exemplo, podem provocar lesões e dores que prejudicam o planejamento do treino e reduzem os ganhos.

Diante de tantos problemas que a modalidade pode causar, a equipe do BNews conversou com o profissional de educação física, Guilherme Duarte, 34 anos, que atua na área há quatro anos, para explicar quais os 10 erros mais cometidos na musculação atualmente. 

.

Confira: 

1. Falta de objetivo
Segundo o Coordenador Técnico da Unidade Vitória Boulevard da Rede Alpha Fitness, a falta de um objetivo dentro da academia pode ser prejudicial. "É preciso saber o que o cliente busca, se é uma hipertrofia (ganho de massa muscular), emagrecimento (redução de percentual de gordura) ou condicionamento físico, para praticar algum tipo de modalidade diferente da musculação". 

2. Não procurar um profissional da área para o auxílio
O profissional da área poderá te ajudar a realizar os movimentos de maneira correta. "Mesmo que a pessoa já treine por maneira própria ou que nunca tenha treinado, se faz necessário que você procure um profissional capacitado, que esteja registrado pelo conselho de educação física, para que ele possa te orientar da melhor maneira possível". 

Guilherme ainda comentou sobre os influenciadores do meio da musculação, que acabam incentivando as pessoas a realizarem treinos que não são adequados para elas. "A ausência de fiscalização tem prejudicado muitos alunos". 

3. Realizar treinos de internet ou de amigos
A presença do mundo fitness nas redes sociais, divulgando seus métodos de treino na internet, para qualquer um que queira utilizá-lo está muito na moda. "A pessoa nunca treinou na vida e quer fazer o mesmo treino de um atleta de fisiculturismo, que treina há 20 anos". 

'Isso pode gerar graves danos à saúde, seja articular ou fisíológica", afirmou o profissional. 

É preciso respeitar os processos, pois ninguém fica forte ou magro da noite para o dia. "Esses milagres que muitos vendem na internet, de que é possível perder 20 kg em um mês, são irreais". 

.

4. Não respeitar o descanso
De acordo com Guilherme, o nosso corpo necessita de repouso entre exercícios de um mesmo grupamento muscular (costas, peito, perna…). "Devido aos estímulos dados no treinamento anterior, geramos microlesões nas fibras musculares, que no caso, a depender da intensidade aplicada durante o treino, o processo inflamatório, que gera dor tardia, varia de 24h até 72h. Então, é ideal que esse período de descanso seja respeitado".

O profissional ainda falou que não recomenda o uso de medicamentos como relaxante muscular, pois eles atrapalham a hipertrofia do músculo e aceleram o processo natural do corpo. "Costumo recomendar medicamentos só em casos de lesões articulares". 

5. Treinar sem se alimentar
"É comum vermos no ambiente de academia pessoas que chegam para treinar sem se alimentar. Então, caso a pessoa não esteja realizando algum tipo de acompanhamento por um profissional da nutrição, é interessante que não sejam realizados treinamentos em jejum", comentou. 

Treinar sem estar alimentado pode gerar sonolência, fraqueza muscular, cansaço, tontura e calafrios, e consequentemente, a pessoa poderá ter uma queda de pressão, que pode acarretar em uma hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

.

6. Não se hidratar 
 A hidratação é de extrema importância para um bom treino. "Muitos alunos realizam seus treinos sem se hidratar em momento algum, o que prejudica o exercício, já que nosso corpo é composto, em sua maioria, por água. As reações químicas que ocorrem no nosso corpo durante os treinos dependem da hidratação adequada". 

7. Ausência de técnica
A ausência de técnica está estritamente ligada à falta de acompanhamento. "É comum observar os alunos executando os exercícios de maneira equivocada. Muitas vezes, eles pensam somente em contar as repetições e não dão a devida atenção à execução do movimento".

Existem inserções e origens nos músculos para que as fibras musculares sejam recrutadas adequadamente em seus componentes elásticos, que são conhecidas como fase concêntrica (contração do músculo) e excêntrica (alongamento do músculo). Portanto, é necessário trabalhar dentro desses dois momentos para que a ativação do músculo seja correta. 

8. Progredir carga sem periodização
"Progredir carga de maneira exacerbada pode prejudicar as articulações e seus músculos poderão desencadear problemas fisiológicos e metabólicos. Além disso, a pessoa estaria sacrificando a execução do exercício com boa técnica", disse o professor de educação física. 

.

Para a progressão de carga acontecer de forma adequada, a pessoa precisa estar capacitada para isso. "O aluno que nunca treinou na vida não pode ficar subindo o peso do dia para noite". 

9. Contar apenas repetições
Muitas pessoas chegam na academia com a planilha de treino e realizam os exercícios em 20, 30 minutos e vão embora. "É preciso possuir o controle neuromotor, que é a conexão entre corpo e mente, para que possa extrair com técnica e carga adequada o máximo da sua musculatura". 


10. Uso inadequado do celular
Algo muito comum nas academias são aquelas pessoas que frequentam os ginásios, mas que passam mais tempo usando o celular do que praticando os exercícios, o que acaba atrapalhando o treino dos outros, já que elas costumam ocupar aparelhos enquanto utilizam as redes sociais.

.

Erros são comuns na musculação, principalmente por parte dos iniciantes, que estão mais propensos a realizar movimentos inadequados por conta da inexperiência e falta de acompanhamento. Mas até atletas que já conhecem o esporte há anos estão sujeitos ao erro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp