Saúde

Câmara de Salvador realiza iniciativa para alertar sobre saúde de gestantes e crianças na Bahia; confira

Divulgação
Ação na Câmara Municipal de Salavdor (CMS) teve início nesta sexta-feira (7)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/10/2022, às 20h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de aumentar a visibilidade das questões de saúde pública e de garantia de direitos, nos âmbitos legislativo, institucional, público e privado, de mães que perderam seus filhos durante a gestação e após o parto, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) realiza uma iniciativa para conscientizar o público sobre o tema.

Desde esta sexta-feira (7), a fachada dda Casa Legislativa recebe uma nova iluminação nas cores rosa e azul em homenagem à abertura da “Semana Helena de sensibilização às perdas gestacional, neonatal e infantil na Bahia”, iniciativa que marca a data 15 de outubro, ‘Dia Mundial das perdas gestacional, neonatal e infantil’.

Uma das coordenadoras da ação, a professora Flávia Carvalho, afirma que muitas mulheres sofrem da falta de acolhimento e da falta de direitos que envolvem diversas situações, desde o luto, à saúde mental, à violência obstétrica, as ausências de acompanhamento psicológico nas maternidades e hospitais.

“Muitas dessas poderiam não acontecer se tivéssemos políticas públicas para estas pessoas, se tivéssemos, por exemplo, garantia do acompanhamento pré-natal”, disse.

Segundo ela, a ideia surgiu, justamente, após a perda da própria filha, Helena, logo ao nascer. "Fui apresentada a esses sentimentos da invisibilidade. Não tive direito a licença maternidade, porque não é atendido pelo Estatuto do Servidor Público, então fui surpreendida e tive que retornar ao trabalho como se eu fosse menos mãe”, lembra.

Desta forma, a iniciativa conta com uma semana de ações e atividades. Porém, além disso, a expectativa é a de que a ação seja oficialmente instituída no Estado caso seja aprovado o Projeto de Lei 24250/2021, que está em tramitação na Assembleia Legislativa.

A nova iluminação conta conta com o apoio de edis da Casa, entre eles a vereadora Marta Rodrigues (PT) e o presidente da CMS Geraldo Junior (MDB).

“Estamos aqui por garantia de direitos, para através de nossa Casa chamar atenção para uma triste realidade que muitas mulheres, principalmente mulheres pobres e negras, vivem. Somos uma Casa que também formula políticas publicas e que tem compromisso com a democracia, com o debate”, declarou a petista.

A ‘Semana Helena’ promoverá uma série de ações para discutir a questão da perda gestacional, neonatal e infantil entre os dias 9 e 16 de outubro.

Entre as atividades, está o seminário Uma Onda de Luz, coordenado pelo Movimento Sinto Muito pela sua Perda, no dia 16, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp