Saúde

Campanha nacional de prevenção às arritmias cardíacas e morte súbita promove ação neste sábado (12)

Pixabay
Com o tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo”, serão oferecidas orientações sobre arritmias cardíacas e morte súbita  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 12/11/2022, às 06h20   Camila Vieira



Com o tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo”, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) vai promover mais uma edição da Campanha Coração na Batida Certa. A ação acontecerá no Pituba Parque Center, no sábado (12), das 9h às 16h, onde serão oferecidas orientações sobre arritmias cardíacas, morte súbita, além de dicas de prevenção. Serão realizadas demonstrações e capacitação prática com manequins sobre Suporte Básico de Vida (primeiros socorros de reanimação cardiovascular básica a alguém que está desacordado), distribuição de material informativo, além de medição de frequência cardíaca e aferição de pressão arterial. 

A ação visa orientar a população a respeito dos riscos das arritmias cardíacas, que podem acometer uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. É um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, responsável pela morte súbita de aproximadamente 300 mil brasileiros todos os anos, sendo 80% de causas coronárias e 10% sem causas aparentes.

A campanha marca o 12 de novembro, Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia (SBC-BA). Arritmia cardíaca é a alteração do ritmo dos batimentos do coração que ocorre devido às anormalidades na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração, podendo se apresentar na forma de taquicardia, quando o coração bate rápido demais, ou como bradicardia, quando as batidas são muito lentas.

Sintomas - Os sintomas mais comuns das arritmias são palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonturas, confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. No entanto, algumas arritmias cardíacas são assintomáticas, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos. Nesses casos, podem desencadear uma parada cardíaca e levar à morte súbita – instantânea, inesperada, repentina e não acidental.

Das paradas cardíacas, 86% ocorrem nos lares das próprias vítimas, 50% dos casos são assistidos por adolescentes ou crianças, sem adulto por perto, e 14% ocorrem em vias públicas. Para um sucesso maior no atendimento das paradas cardíacas o DEA deve estar presente em locais de grande circulação de pessoas, como shopping centers, aeroportos e estádios de futebol. Embora o uso do desfibrilador seja simples (o equipamento é autoexplicativo), ele só é recomendado para pessoas treinadas.

Um leigo que presencie um desmaio deve, inicialmente, ligar para 192 (SAMU), ou pedir que alguém telefone. Caso exista indivíduo habilitado é fundamental iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória. A taxa de sucesso da recuperação reduz em 7-10% a cada minuto após o início da parada cardíaca. É necessário, assim, todo o esforço para um atendimento imediato e eficaz.

Como prevenir - A prevenção das arritmias cardíacas, assim como demais doenças do aparelho cardiovascular começa com a conscientização da população em adotar hábitos de vida saudáveis:

• Alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e cereais verduras;
• Não ingerir ou não exceder no consumo de bebidas alcoólicas e energéticos;
• Não fumar;
• Praticar atividades físicas. Atenção: antes de iniciar a prática você deve realizar uma avaliação cardiológica;
• Dar atenção à saúde emocional;
• Pelo menos uma vez por ano, periodicamente, consultar-se com um cardiologista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp