Saúde

Câncer de próstata: Estudo revela o que ejacular tem a ver com risco da doença

Ilustração/IStock
Pesquisa reforça discussão se ejaculação ajuda na prevenção do câncer de próstata  |   Bnews - Divulgação Ilustração/IStock

Publicado em 03/05/2024, às 13h36   Cadastrado por Maycol Douglas



Quando se trata de problemas na saúde masculina, o câncer de próstata é, sem dúvidas, um dos principais temas em entrar no debate. Isto porque a doença é o segundo câncer mais diagnosticado entre homens em todo o planeta, estando atrás apenas do câncer de pulmão.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A próstata nada mais é que um órgão masculino que ajuda a produzir o sêmen. Mas a ejaculação protege contra o risco de diagnóstico do câncer de próstata? Existem evidências que concordam com tal ideia, outras, nem tanto.

Conforme divulgado pelo Uol, uma avaliação que analisou todas as investigações médicas de pouco mais dos últimos 30 anos indicou que sete dos 11 estudos relataram algum efeito benéfico da frequência da ejaculação sobre o risco de desenvolver o câncer de próstata.

Os estudos, mesmo que não sejam completamente compreendidos, acabam se encaixando no pensamento de que a ejaculação pode reduzir o câncer de próstata, isto porque reduz a concentração de toxinas e estruturas semelhantes a cristais que podem se acumular na próstata dos homens e potencialmente causar tumores.

A ejaculação, portanto, pode alterar a resposta imunológica na próstata, o que reduz a inflamação, fator que é predominantemente arriscado para o desenvolvimento do câncer nos homens.

CONCLUSÕES DA PESQUISA

Os estudos acabam se divergindo muito na forma como foram conduzidos. Fatores como as populações variadas de homens investigados, o número de homens incluídos nas análises e as diferenças na forma como a frequência da ejaculação é medida (através de relações sexuais, masturbação e/ou liberação não solicitada) são dados que não ajudam em uma ‘verdade absoluta’ da pergunta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp