Cidades

Campo Formoso: Família corre contra o tempo para arrecadar R$ 50 mil para pagar cirurgia de homem com lesão tumoral na coluna

Divulgação
Andre, que é eletricista e pai de seis filhos, começou a sentir os primeiros sinais da lesão há cerca de um ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/05/2021, às 22h39   Samuel Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Familiares e amigos de Marcos Andre Barboza de Souza, de 42 anos, estão mobilizados na cidade de Campo Formoso, a cerca de 400 Km de Salvador, com o objetivo de arrecadar recursos para custear exames e uma cirurgia após ele ter sido diagnosticado com uma lesão tumoral que está comprimindo parte da coluna vertebral (T2 a T5). 

Andre, que é eletricista e pai de seis filhos, começou a sentir os primeiros sinais da lesão há cerca de um ano, quando passou a perceber algumas dificuldades para realizar atividades do dia a dia. Atualmente sem os movimentos do corpo, ele segue acamado e precisa da ajuda de um dos filhos para tarefas básicas, como por exemplo, ir ao banheiro.

"Eu já estou acamado, para me locomover eu dependo de um filho meu pra eu poder me levantar. Mesmo assim venho agradecer a todos que tem me dado muita força e fé pra gente chegar lá e fazer essa cirurgia, e eu voltar ao normal e voltar a caminhar, porque essa é a vontade de todo mundo, e tentar trabalhar pra poder manter minha família. Um pai de família numa casa parado é muito ruim, eu tinha minha vida ativa, trabalhava todos os dias, todas as horas, sempre fui uma pessoa esforçada", diz o paciente em vídeo publicado no Instagram (@ajudemarcosandre), criado para divulgar as ações de arrecadação.

A família conta que após uma série de exames e consultas com um neurocirurgião foi detectado os dois tumores na coluna, mas uma biopsia ainda precisa ser feita para saber o tipo da lesão tumoral. Ainda de acordo com os familiares, quanto mais rápido for realizada a cirurgia, mais chances Andre terá no processo de reabilitação. 

Aguardando consulta pelo SUS

Duas solicitações de consultas com neurocirurgião já foram feitas no sistema de marcação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, e o Hospital São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, mas ainda está aguardando agendamento. 

Na rede privada o orçamento de cirurgia de descompressão medular + artrodese torácica de T2 a T5 gira em torno de R$ 50 mil reais, que inclui a parte médica (com cirurgia principal, auxiliar de cirurgia e instrumentador), parte hospitalar (duas diárias de CTI, três diárias de enfermaria, fisioterapia, anestesia), além de materiais como parafusos, hastes, cross-link, entre outros. 

“Não tem realmente como levantar esse dinheiro e começamos a pedir ajuda aqui na cidade. Recebemos algumas coisas para fazer rifas, fizemos um Instagram pra divulgar na rede social e também fizemos uma ‘vakinha online’ pra ver se a gente consegue” afirma Rebeca, sobrinha de Andre.  

Os interessados em ajudar Marcos Andre Barboza de Souza podem acessar o link da ‘Vakinha virtual’ através do link (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-marcos-andre-badogue). A família também disponibiliza uma conta bancária (Caixa Econômica Federal, Agência 3230, Op 013, Conta poupança 2655-8) e através de Pix (000777945-32). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp