Saúde

Cientistas estudam se Ozempic está associado a pensamentos suicidas; entenda

Divulgação
Estudo avalia recorrência de pensamentos suicidas entre pessoas tratadas com medicamentos como Ozempic  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/01/2024, às 21h24   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um recente estudo produzido por pesquisadores da Case Western Reserve School of Medicine, nos Estados Unidos, concluiu que a semaglutida, o princípio ativo de medicamentros para diabetes tipo 2 e perda de peso, como Ozempic e Wegovy, não está associada ao aumento de pensamentos suicidas.

Durante a pesquisa eles analisaram os registros de saúde de aproximadamente 101 milhões de pacientes com diabetes ou obesidade cadastrados nos EUA e selecionaram 2 milhões a partir de critérios de inclusão específicos.

Conforme artigo que teria sido enviado à revista Nature Medicine para a revisão de pares e eventual publicação, eles dizem não ter encontrado provas que apoiam a suspeita.

Polêmica 

A semaglutida é um agonista de GLP-1, o hormônio que promove a sensação de saciedade e otimiza a produção de insulina no sangue.

A suspeita que a substância poderia estar relacionada ao aumento de pensamentos suicidas entre os usuários  fez com que órgãos internacionais, como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Food and Drugs Administration (FDA), dos Estados Unidos, começassem a investigar os perigos do medicamento.

A agência ainda investiga a possível relação do uso dos medicamentos que têm como base da semaglutida com a alopecia, a queda de cabelo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp