Coronavírus

Tele Coronavírus: UFBA e Fiocruz lançam serviço de atendimento por telefone para tirar dúvidas sobre a Covid-19

[Tele Coronavírus: UFBA e Fiocruz lançam serviço de atendimento por telefone para tirar dúvidas sobre a Covid-19 ]
Por: Divulgação Por: Redação BNews 0comentários

Com apoio do Governo do Estado, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia) lançaram na última terça-feira (24) o Tele Coronavírus. O serviço tem como objetivo orientar a população e esclarecer dúvidas sobre a pandemia do novo coronavírus, com rapidez e agilidade. 

Por meio do número 155, de 7h às 19h, todos dos dias, o canal de comunicação atuará na triagem a distância de casos de suspeita de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. 

A ação contribui para evitar deslocamentos de pessoas que não necessitam de atendimento emergencial em centros de saúde e gera um resultado importante: a redução do risco de contágio.

Além da UFBA, o projeto agrega escolas médicas de instituições de ensino federais, estaduais e privadas, entre elas UFRB, UFSB, UNEB, UESC, UEFS, UESB, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador e Unifacs. 

Conta também com a participação da Fesftech (Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Estadual Saúde da Família), responsável pelo desenvolvimento da plataforma que será alimentada pelos voluntários. Há ainda a integração com as secretarias de saúde dos municípios baianos.

Com ligações gratuitas, o projeto faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento à Covid-19 do estado. Na linha de frente estão estudantes de medicina e médicos. 

Até o momento, segundo a organização, há aproximadamente, 1.200 estudantes e 70 médicos, todos voluntários. Para cada 20 alunos de medicina, haverá a supervisão de um médico. 

Interessados em se voluntariar devem procurar as coordenações das respectivas universidades parceiras da ação. Os participantes serão certificados pelo serviço.

Os estudantes do quinto e sexto ano de medicina são alocados em turnos de 4h. Cada um deles fará serviços de triagem para classificar os casos, indicar a gravidade e dar as orientações necessárias. 

Os casos mais graves serão encaminhados para unidades de saúde e receberão atendimento presencial de profissionais da área. Para auxiliar no atendimento, o estudante conta com um aplicativo que registra os sintomas e ajuda na orientação e no protocolo de atendimento oficial, adotado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pelo Ministério da Saúde.

A expectativa é que ocorram 1.440 atendimentos por dia. A tecnologia usada pelo Tele Coronavírus recebe as ligações do público e redireciona-as aos celulares cadastrados pelos estudantes de medicina, que, assim, podem prestar o atendimento sem sair de casa. 

A redução da circulação e deslocamentos de pessoas que suspeitam estar com Covid-19 para unidades de atendimento de saúde contribui para diminuir a possibilidade de contaminação a outras pessoas.

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