Coronavírus

Aglomerados, passageiros do Ferry-Boat se expõem ao coronavírus

BNews/Vagner Souza
Reportagem do BNews não encontrou funcionários orientando sobre o espaçamento em filas e nem álcool em gel disponível  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 27/03/2020, às 18h33   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Quem usa o sistema Ferry-Boat para viajar até a Ilha de Itaparica já fica exposto ao novo coronavírus desde o Terminal de São Joaquim, em Salvador. A equipe do BNews esteve no local, na tarde desta sexta-feira (27), e registrou aglomerações - que contrariam as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante o período em que permaneceu no local, a reportagem não encontrou funcionários orientando sobre o espaçamento em filas e nem álcool em gel disponível. As caixas de som do local também não emitiram avisos sonoros com alertas, tocando apenas músicas. Os passageiros relataram que o problema tem se repetido diariamente, sobretudo no horário de pico (17h às 19h).

Os passageiros afirmam, ainda, que as embarcações saem com uma grande quantidade de pessoas. "Não estão vindo fiscalizar. Tem viagem saindo com até 300 pessoas", relatou um dos passageiros, para a reportagem.

As viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h, saindo dos dois terminais. Estão suspensas as atividades nos finais de semana e feriados. 

Outro lado
O BNews procurou a assessoria de imprensa da Internacional Travessias Salvador, que opera o sistema. Em nota, a empresa contesta as informações e declara que tem seguido todas as determinações da agência reguladora e governo do Estado, a Agerba, para o combate à disseminação do novo coronavírus.

"Nossos funcionários têm orientado as pessoas a manterem uma distância mínima, seja no momento da compra do bilhete, na espera para o embarque ou ao longo da travessia. Temos trabalhado a conscientização dos usuários, uma vez que é imprescindível a adesão de todos para obter bom resultado. Para reforçar essa mensagem, temos utilizado nosso sistema de som e cartazes em locais estratégicos. Seguindo resolução da agência reguladora, a lotação de cada um dos barcos foi reduzida em 30%, justamente para evitar aglomeração", declarou.

"Informamos ainda que temos instalados suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Os equipamentos são abastecidos diariamente. Para esclarecimentos sobre a pandemia, mensagens no sistema de rádio estão sendo veiculadas, com conteúdo baseado em informações das autoridades de saúde. E diariamente todos os ferries em operação, terminais e salões de embarque são higienizados com material asséptico", completou a concessionária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp