Coronavírus

Conselho de Medicina avisa ministério da Saúde que ainda não há estudo científico sobre cloroquina

Reprodução/Agência Brasil
Conselho deve se posicionar contrário ao uso indiscriminado da substância nos próximos dias - apesar dos apelos de Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 12/04/2020, às 08h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Federal de Medicina deve se posicionar nos próximos dias sobre o uso da cloroquina para o novo coronavírus. Contudo, a entidade já avisou o Ministério da Saúde que não encontrou na literatura científica nenhum estudo que comprove que o remédio usado para tratar malária funcione para tratar o Covid-19. 

As informações são da coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, deste domingo (12). Segundo a publicação, a entidade pretende lançar um documento ao lado das sociedades de especialidades que têm relação com a doença - como as de Infectologia, Terapia Intensiva e Pneumologia.

Assim, o Conselho deve se posicionar contrário ao uso indiscriminado da substância, apesar dos apelos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A médica Nise Yamaguchi, que virou uma espécie de conselheira do governo, foi ouvida por três horas por integrantes do conselho, mas não os convenceu ninguém.

“Foi uma belíssima reunião científica, com mais de 3 horas”, disse a médica à coluna. Do outro lado, informações de bastidores dão conta de que, para conselheiros, o encontro serviu constatar que Yamaguchi não baseia seus argumentos em nenhum estudo ou conhecimento científico.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp