Coronavírus

Salvador tem 80% dos leitos de UTI da rede municipal ocupados

[Salvador tem 80% dos leitos de UTI da rede municipal ocupados]
Por: Vagner Souza/BNews Por: Nilson Marinho e Léo Sousa 0comentários

Apesar do crescimento do número de casos do novo coronavírus em Salvador parecer ter freado, a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva da capital baiana segue alta. Segundo revelou o prefeito ACM Neto (DEM) nesta segunda-feira (29), 80% dos leitos de UTI da rede de saúde do município estão ocupados.

"Ontem à noite, nós fechamos com 75% de ocupação dos leitos clínicos, 80% dos leitos de UTI e, na rede particular, com 76%. Portanto, uma taxa muito alta ainda, mas que também está estável. É alta, mas ela não vem oscilando muito", avaliou o prefeito durante cerimônia de início das obras dos trechos dois e três do BRT.

Segundo Neto, há a expectativa de que as taxas caiam com a previsão de abertura de 40 novos leitos de UTI nesta semana na cidade.

"Há uma perspectiva de, pelo menos, entrarem agora em funcionamento ao longo dos próximos dias mais dez leitos no Hospital Municipal, mais dez no Hospital Salvador e mais 20 leitos na Fonte Nova. Ou seja, nós temos a perspectiva do ingresso firme de 40 novos leitos de UTI essa semana na cidade. Isso pode dar uma aliviada nessa taxa. Pode fazer ela cair a patamares para que a gente tenha um pouco mais de conforto. Ou seja, ela pode ir pra menos do que 80%, que é a taxa que nós estamos registrando até a noite de ontem", anunciou o prefeito.

Neto comentou ainda as estatísticas da Covid-19 em Salvador. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgado no fim da tarde do domingo (28), a capital baiana tem 32.332 casos confirmados do novo coronavírus, com uma taxa de crescimento médio nos cinco dias anteriores de 4,74%. "Estamos no platô da pandemia, mas ainda não começamos o movimento de queda. Estabilizamos, lá em cima", avaliou o prefeito.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas