Coronavírus

Fiocruz alerta que Saúde do Rio está em colapso com novo avanço do coronavírus

Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná
Os pesquisadores apontam que não são apenas os hospitais que sofrem hoje com superlotação e problemas de atendimento  |   Bnews - Divulgação Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná

Publicado em 02/12/2020, às 20h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Fiocruz divulgou uma nota nesta quarta-feira (2) em que alerta que a rede de saúde pública do Rio de Janeiro já está em colapso. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a reportagem, nesta quarta, 172 pessoas aguardavam por um leito de UTI na região metropolitana, que além da capital contempla a Baixada Fluminense. Na rede privada a situação também é preocupante, já que 98% dos leitos de terapia intensiva da cidade do Rio estão ocupados.

"Já vemos o colapso no sistema. Dentro dos hospitais estamos com muitos problemas, mas fora também. E nem todos foram por Covid-19, mas indiretamente ficaram sem assistência", disse o sanitarista Christovam Barcellos, membro do grupo de trabalho MonitoraCovid-19, da Fiocruz.

Ainda de acordo com a publicação, o levantamento foi feito até o dia 1 de dezembro, e, por isso, os dados de novembro podem ainda sofrer alterações. Os pesquisadores apontam que não são apenas os hospitais que sofrem hoje com superlotação e problemas de atendimento, mas também a assistencia básica. Um dos dados analisados utilizados pelos especialistas da Fiocruz para chegar à conclusão o número de tal de mortes em setembro e outubro: 1.100 a mais do que e esperado para o período, indicando " que o sistema de saúde não retornou ao que seria sua “normalidade”, depois da crise de abril e maio".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp