Coronavírus

"A Anvisa tem buscado desculpas", diz Rui Costa sobre impasse para liberação da Suptnik V

Manu Dias/GOV-BA
Para fundamentar sua fala, Rui cita, como exemplo, a decisão da agência de proibir que agentes estaduais medissem a temperatura de pessoas no aeroporto de Salvador, no início da pandemia  |   Bnews - Divulgação Manu Dias/GOV-BA

Publicado em 26/01/2021, às 20h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticou, em entrevista à CNN Brasil na noite desta terça-feira (26), a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda não liberou o uso da vacina russa contra a covid-19, Suptnik V.

"Quando você quer fazer, você arruma um jeito e uma forma. Quando você não quer fazer, você arruma uma desculpa. O que a Anvisa tem buscado desde o início da pandemia são desculpas pra não ter que fazer o que ela tem que fazer", disse o governador.

Para fundamentar sua fala, Rui cita, como exemplo, a decisão da agência de proibir que agentes estaduais medissem a temperatura de pessoas no aeroporto de Salvador, no início da pandemia.

"Nós precisamos viabilizar para imunizar o Brasil mais rapidamente e salvar vidas humanas. Ter duas, três, quatro opções de vacina. Não faz menor sentido ficar restritio a uma ou duas vacinas por limitação de insumo. Na minha opinião, o que estamos buscando é dar celeridade, salvar vidas humanas", completou o governador.

A Anvisa informou na segunda-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não pode autorizar o uso emergencial da vacina russa Sputnik V no enfrentamento à Covid-19 sem que haja uma análise da área técnica do órgão regulador brasileiro.

De acordo com o portal UOL, em resposta ao ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, a Anvisa disse que submeter uma "análise técnica" do órgão regulador brasileiro a uma decisão de autoridade estrangeira "equivale a uma total abdicação da soberania nacional".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp