Coronavírus

Ministro da Saúde diz que vai comprar vacinas da Pfizer e da Johnson após 'uma autorização clara'

Reprodução/ TV Brasil
O Brasil usa, atualmente, a vacina de Oxford e a CoronaVac no programa de imunização contra a Covid  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Brasil

Publicado em 24/02/2021, às 19h45   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (24) que o governo federal irá comprar as vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen, da Johnson, se tiver uma "autorização clara".

"Se vier uma autorização clara flexibilizando todas as atividades, sim, nós vamos comprar a Pfizer e a Janssen, já está com o cronograma de entrega entregue para nós", disse Pazuello em visita ao Acre com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Atualmente, o Brasil usa as vacinas de Oxford e a CoronaVac no plano de imunização contra a Covid. A pouca disponibilidade de doses, porém, tem levado algumas capitais a suspender ou restringir a vacinação.

O governo Bolsonaro tem resistido a comprar a vacina da Pfizer devido alguns pontos do contrato, como a existência de um termo de isenção de responsabilidade sobre possíveis efeitos colaterais, uma exigência que somente Brasil, Argentina e Venezuela se negaram a aceitar.

"Nós estamos negociando com os laboratórios, basicamente os americanos, a Pfizer e a Janssen, que é a Johnson&Johnson, já há 6 meses, e essas negociações implicam em discussões das cláusulas exigidas, e nós temos sido muito duros, e eles têm sido mais duros do que a gente", afirmou o ministro nesta quarta.

Pazuello afirmou ainda que cerca de 4 milhões de doses da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, devem ser enviadas aos estados "a partir de amanhã ou depois de amanhã".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp