Coronavírus

OMS afirma que Brasil vive "tragédia" com nova onda de covid-19

Christopher Black/OMS
Declaração foi dada nesta sexta-feira   |   Bnews - Divulgação Christopher Black/OMS

Publicado em 26/02/2021, às 19h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-executivo de emergências  da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, classificou a situação da pandemia de coronavírus no Brasil como "tragédia". Ryan lamentou que o país enfrente uma nova onda de casos e mortes pela covid-19. 

"Infelizmente, é uma tragédia que o Brasil esteja enfrentando isso de novo e é difícil. Esta deve ser a quarta onda que o país volta a enfrentar", afirmou. 

Questionado se a presença de cepas mais contagiantes explicariam a nova onda no Brasil, o diretor-executivo afirmou que a contribuição dos novos mutantes “ainda não é totalmente conhecida”, mas vários países já mostraram que, com as medidas corretas, é possível contê-las.

"Aumentar o número de leitos é importante e necessário, mas não será suficiente se os casos continuarem subindo. Já vimos isso no passado. Se o sistema não está dando conta agora, não vai dar conta depois se a pressão continuar subindo, sem ser contida", declarou Ryan.

Ryan ressaltou qualidades do sistema público de saúde brasileiro e elogiou a ação dos estados para tentar conter a alta transmissão do coronavírus, mas afirmou que é urgente o país controlar a transmissão em nível comunitário. 

"Não houve um ponto do país que não tenha sido afetado de forma grave pela pandemia. O Brasil é muito capaz e tem muitas instituições científicas e de saúde pública fantásticas. Acho que o país sabe o que fazer e muitos estados estão tentando aplicar as melhores medidas. Não é simples. Não é fácil", complementou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp