Coronavírus

Após escândalo em vacinação contra a Covid-19, ministro da Saúde renuncia no Equador

Divulgação
País registrou mais de 282 mil casos e 15.713 mortes por coronavírus  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/02/2021, às 22h56   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde do Equador, Juan Carlos Zevallos, apresentou seu pedido de renúncia nesta sexta-feira (26) depois de ter sido acusado de irregularidades em um programa de vacinação contra o coronavírus idealizado pelo governo desde o mês passado.

O agora ex-ministro está sendo investigado por promotores estaduais por um suposto tráfico de influências já que vários de seus familiares, inclusive sua mãe, receberam doses do imunizante sem que fizessem parte dos grupos prioritários na campanha de vacinação do Equador.

"Dada a atual situação política, e a fim de permitir a continuidade do Plano Nacional de Vacinação, apresento a você, senhor presidente, a renúncia irrevogável às funções de ministro da Saúde Pública", disse Zevallos em carta publicada pelo presidente Lenin Moreno no Twitter.

Moreno aceitou a renúncia, mas defendeu o ex-subordinado na rede social. "Há quem só veja erros. Eu respeito essa opinião", escreveu o presidente. "Prefiro me lembrar do ministro que aceitou a difícil tarefa de conduzir a saúde do país na pior crise de saúde que o Equador e o mundo vivem, e que com trabalho e sacrifício ajudou a salvar centenas de milhares de vidas."

Até esta sexta-feira (26), o Equador registrou mais de 282 mil casos e 15.713 mortes por coronavírus, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp