Coronavírus

Governo Biden declara apoio à quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19

Reprodução/Hélia Scheppa/SEI
Anteriormente, os Estados Unidos se posicionavam contra a quebra das patentes, ao lado do Reino Unido, Suíça e nações europeias  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Hélia Scheppa/SEI

Publicado em 05/05/2021, às 17h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou apoio nesta quarta-feira (5) a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra o novo coronavírus, para acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo.

A representante comercial do País, Katherine Tai, defendeu por meio de comunicado que embora os direitos de propriedade intelectual para as empresas sejam importantes,o governo "apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a Covid-19".

De acordo com informações do portal G1, Tai pondera que a pandemia é uma crise sanitária de escala mundial que impõe circunstâncias extraordinárias. "Iremos participar ativamente de negociações necessárias com a Organização Mundial do Comércio para que isso aconteça", acrescenta. 

Considerando a natureza consensual da instituição e a complexidade dos assuntos envolvidos, a representante comercial prevê que as negociações neste sentido levarão tempo. A transação busca garantir o maior número de doses para mais pessoas, no menor período de tempo possível.

De acordo com a publicação, anteriormente, os Estados Unidos se posicionavam contra a quebra das patentes, ao lado do Reino Unido, Suíça e nações europeias. A ideia era apresentada pela África do Sul e Índia e apoiada por dezenas de países em desenvolvimento, com exceção do Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp