Coronavírus

Produção de vacina está totalmente parada e ritmo da imunização pode diminuir, diz governo de SP

Valter Campanato/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 14/05/2021, às 22h45   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (14) que o processo de produção da Coronavac está totalmente parado devido a falta de insumos e que ritmo de imunização no estado de São Paulo pode diminuir.

Segundo o Instituto Butantan, há 10 mil litros dos insumos da Coronavac na China à espera de autorização -o material corresponde a cerca de 18 milhões de doses da vacina. O material permanece parado no país de origem, e o governo atribui o atraso na liberação a um entrave diplomático causado por críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à China.

Nesta sexta, o Instituto Butantan entregou o último lote da Coronavac, de cerca de 1 milhão de doses. Com isso, não há nova distribuição prevista até a chegada dos insumos, o que no momento, não tem previsão.

"Quando vamos parar? Nós esperamos de fato que o programa estadual não pare. Podemos diminuir o ritmo, mas nós até esse momento não paramos", disse a coodenadora estadual de imunização, Regiane de Paula.

Até o momento, há vacinas para os grupos anunciados até o próximo dia 21, que inclui pessoas com comorbidades e deficiência permanente entre 45 e 49 anos. "Temos vacinas para fazer essas entregas conforme foram comprometidas", disse Regiane.

A coordenadora de imunização também relatou frustrações sucessivas em relação à vacina da AstraZeneca/Oxford, que no Brasil está a cargo Fiocruz. "Só para vocês terem uma ideia, nessa semana nós tínhamos a expectativa de receber quase 1 milhão de doses da vacina da Fiocruz. Recebemos quase 40% a menos desse quantitativo", disse.

No entanto o governo paulista afirmou que a Fiocruz recebeu autorização para a chegada de insumos da vacina da AstraZeneca/Oxford, o que vê como um sinal positivo. "Com essa perspectiva de chegada de IFA, há a expectativa de rapidamente começar a produção", afirmou a coordenadora Regiane de Paula.

A Fiocruz informou que suspenderá por alguns dias a produção da vacina da AstraZeneca até a chegada de novos insumos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp