Coronavírus

Dois casos suspeitos da variante indiana do coronavírus são notificados no Pará

Arquivo / Agência Brasil
Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil

Publicado em 22/05/2021, às 21h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dois casos suspeitos da variante indiana do coronavírus foram notificados pela Prefeitura de Primavera, nordeste do Pará, neste sábado (22). Os quadros ainda são investigados e monitorados, segundo o Município.

A prefeitura informou que os dois pacientes relataram que estiveram no Maranhão nos últimos 10 dias e tiveram contato indireto com tripulantes do navio MV Sandong da Zhi, que registrou casos da variante indiana do novo coronavírus.

Segundo a nota, os dois pacientes apresentaram síndrome gripal, com relatos de dor de garganta, febre, coriza, tosse e cefaleia e apresentaram resultado positivo para a covid-19. Eles relataram que trabalham no porto de Itaqui, no Maranhão, e frequentam constantemente o local de trabalho em uma unidade em São Luís.

Os dois possuem idade de 32 e 33 anos e estão em quadro estável e todas as pessoas que tiveram contato com eles estão em isolamento. Foram coletadas amostras de sangue, que analisadas pelo Laboratório Central (Lacen), vinculado à Sespa, para verificar se houve contato com a variante do novo coronavírus.

"A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera já comunicou o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) para adoção das medidas cabíveis. A equipe de monitoramento permanece acompanhando os pacientes", afirma trecho da nota.

Até o momento, ainda não há identificação de transmissão local da variante indiana do coronavírus. Na quinta-feira (20), o Maranhão anunciou a identificação dos primeiros casos da variante indiana (B.1.617) no Brasil, após uma embarcação vinda da Ásia chegar em São Luís. Um dos pacientes foi internado em um hospital privado do estado.

A nova variante é considerada uma Variante de Preocupação (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está ligada ao colapso sanitário na Índia, com recorde de casos e óbitos pela Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp