Coronavírus

Veja tudo que se sabe sobre a vacina Spintec, da UFMG

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Além dela, outras duas candidatas estão na fila para aprovação  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 01/08/2021, às 13h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os estudos clínicos para a Spintec, mais uma candidata à vacina contra a Covid-19 criada no Brasil, devem começar em breve pelos pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Nesta sexta-feira (30), os pesquisadores enviaram para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um dossiê pedindo a liberação para começar as pesquisas. A Spintec passou pela fase pré-clínica, ou seja, testes em animais para ver se o imunizante é seguro e não causa danos aos humanos e os resultados estavam dentro do esperado, sem efeito colateral e capaz de estimular a produção de anticorpos contra as proteínas S e N do conronavírus. 

Vale lembrar que essa é a terceira candidata no país em desenvolvimento. Na frente tem o ButanVac, solicitado pelo Instituto Butantan e a Versamune, produto criado pela startup de biotecnologia Farmacore em parceria com a Universidade de São Paulo e Ribeirão Preto. 

Apesar das solicitações, nenhuma das três deve ser finalizada em 2021. A aprovação pode ocorrer apenas no final de 2022, caso os resultados forem bons.

Leia também:

Pfizer entrega 2,1 milhões de doses da vacina ao Brasil e encerra cronograma de 13 milhões previstas até agosto

Brasil bate a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas

em 32 anos ou mais? veja onde se vacinar neste domingo em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp