Coronavírus

Certificado de vacinação do Brasil não é aceito em Portugal

Wilson Dias / Agência Brasil
Acordo de reciprocidade com o Brasil ainda não está finalizado  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasil

Publicado em 20/09/2021, às 17h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de Portugal havia anunciado no início deste mês que reconheceria os certificados eletrônicos de vacinação emitidos em terras brasileiras e de outros países, dispensando, assim, o teste da Covid-19 para turistas. No caso do Brasil, no entanto, o acordo de reciprocidade ainda não está finalizado.

“Até que os certificados de vacinação português e brasileiro sejam mutuamente e reciprocamente reconhecidos, esta validade não está em vigor”, destacou o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Todos os turistas brasileiros precisam obter um teste negativo para a Covid-19 antes de entrar no país, mesmo que estejam imunizados contra a doença. O teste é dispensado somente aos vacinados na União Europeia (UE) e que possuem o certificado europeu.

Leia também:

Mais de 50 países estão aceitando turistas brasileiros; veja quais

Os portugueses aceitam exame do tipo PCR, realizado 72 horas antes do embarque, ou um teste de antígeno, com validade de até 48 horas. É obrigatório ainda o preenchimento de um formulário de localização de passageiros. 

O embaixador português afirmou, nesta segunda-feira (20), que as negociações para que o certificado de vacinação do Brasil seja reconhecido em Portugal ainda continuam. “Esperem mais um pouco, provavelmente isso acontecerá daqui a não muito tempo”, explicou Luís.

“O Brasil tem realizado gestões para que todas as vacinas aplicadas em território nacional, inclusive a CoronaVac, estejam entre as vacinas aceitas pelos outros países em suas políticas de flexibilização de requisitos de entrada de viajantes”, ressaltou o Ministério das Relações Exteriores. 

Portugal abre fronteiras para entrada de turistas do Brasil

As viagens de turismo para Portugal a partir do Brasil foram liberadas no dia primeiro de setembro. As regiões turísticas do país lusitano já disputam os brasileiros que chegarão e os residentes em férias pelo país na reta final do verão. É uma janela de abertura até 16 de setembro, sem necessidade de quarentena preventiva de 14 dias.

Leia mais:

'Gatinha da Cracolândia' afirma que nunca vendeu droga: 'Eu só ia comprar'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp