Coronavírus

Cresce o número de faltosos e não vacinados contra a Covid-19 em Salvador

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Entre as pessoas com 12 anos ou mais habilitadas para o recebimento da 1ª dose, mais de 70 mil ainda não compareceram aos postos para iniciar o ciclo vacinal  |   Bnews - Divulgação Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 22/11/2021, às 17h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dez meses após o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Salvador, o número de o número de não vacinados tem chamado a atenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo a pasta, entre as pessoas com 12 anos ou mais habilitadas para o recebimento da 1ª dose, mais de 70 mil ainda não compareceram aos postos para iniciar o ciclo vacinal. Outras 283 mil estão com o fechamento do esquema atrasado, e cerca de 156 mil ainda não foram tomar a dose de reforço. Na última quinta-feira (18) um surto de Covid-19 obrigou hospital da capital a transferir pacientes.

De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, os números são alarmantes e preocupantes. Ele pede para que as pessoas busquem o imunizante para evitar uma nova onda da doença na cidade. “Este é um número que muito nos preocupa, e é um cenário que já estamos acompanhando na Europa, chamado de 'pandemia dos não vacinados’. Na Alemanha, França, Dinamarca e Áustria, por exemplo, o aumento do número de casos, internações e mortes, atualmente, são de pessoas que não se vacinaram contra o vírus, e não queremos isso em Salvador. Por isso estamos fazendo um forte apelo para população comparecer ao ponto de imunização”, destacou o secretário. 

A prefeitura reforça que diariamente são disponibilizados dezenas de pontos de imunização para garantir o acesso às doses da vacina (1ª, 2ª e 3ª), além do serviço de agendamento prévio, vacinação domiciliar, escolar e vacinação itinerante. A pasta envia alertas por mensagem via WhatsApp conscientizando para a importância da iniciação e fechamento do ciclo vacinal, bem como da dose de reforço. 

“Estamos nos esforçando ao máximo, de segunda a sábado, para garantir esse direito da população, mas precisamos contar com a conscientização dessas mesmas pessoas que estão sendo beneficiadas”, finalizou Leo Prates.

Leia também:

Estudo comprova que idade, sexo e fumo diminuem eficácia da vacina da Pfizer

‘Será pior do que tudo que vimos até agora', afirma Merkel sobre Covid na Alemanha

Vacina da Pfizer contra Covid tem eficácia de 100% para jovens de 12 a 15 anos


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp