Saúde

Dormindo mal? Especialista dá 12 dicas para melhorar a qualidade do sono

Durante o sono, o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo - Divulgação | Freepik
Neurologista Sérgio Moura listou alguns conselhos que considera fundamental para dormir melhor  |   Bnews - Divulgação Durante o sono, o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo - Divulgação | Freepik

Publicado em 29/10/2023, às 06h00   Cadastrada por Alex Torres


FacebookTwitterWhatsApp

Muitas vezes negligênciado por parte das pessoas, o sono tem um papel fundamental para uma melhor qualidade de vida e funcionamento adequado do corpo para realizar atividades básicas do dia a dia. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Durante o sono, o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Além disso, neste momento é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Em média, especialistas recomendam que cada indivíduo tenha em torno de oito horas de sono sem interrupções. No entanto, nem todos conseguem incluir esse hábitos saudáveis em sua rotina. 

Para tentar melhorar essa questão, o Bnews entrou em contato com o médico neurologista Sérgio Moura, especialista em saúde do sono e polissonografia, que listou 12 dicas que contribuam para que as pessoas durmam melhor.

1 - Tente manter horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. Este hábito ajuda seu organismo a criar um ritmo.
2 - Não cochile durante o dia.
3 - Evite exercícios físicos próximo à hora de dormir. As atividades físicas que se encerram até 3 horas antes de dormir melhoram a qualidade do sono.
4 - Evite refeições pesadas à noite e garanta um lanche leve antes de dormir.
5 - O quarto de dormir deve ser escuro e silencioso à noite.
6 - Atividades relaxantes facilitam o sono. Se você se sentir bem pode praticar meditação, massagem, técnicas de relaxamento ou até mesmo ouvir uma música relaxante antes de deitar.
7 - Evite o uso do celular próximo à hora de dormir. A luminosidade da tela pode diminuir a produção do hormônio do sono (melatonina) e dificultar o início do sono.
8 - Evite deitar-se na cama sem sono. A expectativa criada pela vontade de adormecer pode deixar você mais desperto e atrapalhar o início do sono.
9 - Se você demorar a pegar no sono levante da cama e faça alguma atividade fora da cama como ler um livro, ouvir uma música calma ou assistir a um programa. Essa atividade deve ser feita em um ambiente com pouca luminosidade.
10 - Evite praticar atividades diversas enquanto estiver deitado na cama, como assistir TV, alimentar-se, utilizar o computador, tablet ou celular, navegar em redes sociais, jogar videogame e até mesmo pensar em tarefas e pendências do dia.
11 - Evite quantidades excessivas de café, estimulantes ou bebidas que contenham cafeína (chá mate, chá verde, coca cola, guaraná) ao longo do dia. Estas bebidas mesmo em quantidades pequenas não devem ser ingeridas após as 18h.
12 - Bebidas alcoólicas pioram a qualidade do sono. Apesar de causar sonolência em algumas pessoas, o álcool promove um sono de qualidade ruim e pode piorar a respiração em quem tem apneia do sono.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp