Saúde

Enfermeiros iniciam paralisação nacional por piso salarial nesta sexta (10)

Tomaz Silva / Agência Brasil
A greve acontece em protesto à inércia dos Poderes, em especial do governo federal, em resolver o impasse que envolve o piso salarial da enfermagem  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva / Agência Brasil

Publicado em 10/03/2023, às 10h39   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Entidades que representam enfermeiros e enfermeiras realizam, nesta sexta (10), uma paralisação nacional da categoria. A greve acontece em protesto à inércia dos Poderes, em especial do governo federal, em resolver o impasse que envolve o piso salarial da enfermagem.

O movimento é liderado pelo Fórum Nacional da Enfermagem. A entidade liberou sindicatos e associações locais para resolverem individualmente sobre a adesão ao protesto. Mas, a expectativa é de que diversos estados registrem manifestações ao longo do dia.

Criação do piso salarial nacional

O Congresso Nacional avaliou a criação do piso salarial nacional para a categoria, o impasse em torno do benefício se estende desde o ano passado. Na época das discussões iniciais, senadores e deputados já questionavam de onde sairia a verba destinada a financiar a medida.

Segundo a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.

Apesar de regulamentado por lei, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o piso. O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da resolução, foi de que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp